Élémir Bourges e o cânone decadentista e simbolista na literatura francesa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v5i10p100-114Palavras-chave:
Decadentismo, Simbolismo, Cânone literário francês, Élémir BourgesResumo
O artigo intenta fazer uma reflexão sobre as condições instáveis e frouxas com que se sustentam os cânones artísticos de várias modalidades, de lugares e épocas diferentes e de contextos políticos, culturais, históricos e estéticos distintos. Apregoa que essa instabilidade é devida mais a essas situações externas às obras do que às suas realidades internas. Por fim, após refletir sobre as características gerais do Simbolismo francês, apresenta o caso do escritor Élémir Bourges, autor que apresenta recentemente sinais de inserção no cânone simbolista-decadentista francês. Este fato é devido, talvez, à complexidade de sua obra que vai desde o gênero romance histórico, típico da prosa romântica, como ocorre, por exemplo, no seu romance Sous La Hache, até seu drama mítico, materializado em La Nef, passando pelo romance Le Crépuscule des dieux. Deste modo, pode-se afirmar que se Bourges caiu nas graças da crítica sua contemporânea, no entanto falhou em atingir o público.
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