Entrevista sobre o Simbolismo e o Decadentismo com Jean-Nicolas Illouz

Autores

  • Bruno Anselmi Matangrano Universidade de São Paulo - USP
  • Jean-Nicolas Illouz Universidade Paris 8

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v5i10p273-279

Palavras-chave:

Simbolismo, Relações Interartes, Decadentismo, Fin de Siècle

Resumo

Jean-Nicolas Illouz é professor de Literatura francesa do século XIX na Universidade Paris VIII, onde fez seu doutorado (1994). Autor dos livros Nerval. Le « rêveur en prose ». Imaginaire et écriture [Nerval. O “sonhador em prosa”. Imaginário e escritura] (1997) et Le Symbolisme (2004, réd. 2014), também coordenou várias edições críticas da obra de Gérard de Nerval e de obras científicas coletivas. Suas pesquisas são dedicadas aos estudos oitocentistas, sobre quatro eixos principais: trabalhos voltados para as questões da literatura simbolista e às obras de Nerval, aqueles que concernem as crises da prosa e do verso na modernidade e que dizem respeito às relações entre a literatura e as outras artes. Seu artigo « Nerval, poète renaissant » (2010) foi traduzido para o português por Marta Kawano, e publicado sob o título « Nerval, poeta do renascimento », no número 17-18 da revista Literatura e Sociedade (2012), da Universidade de São Paulo (USP). No presente número da revista Non Plus, dedicado ao tema “O Simbolismo na Literatura e nas Outras Artes”, o artigo « Les Impressionnistes et Stéphane Mallarmé » (2016) foi publicado em português, em tradução de Maria de Jesus Cabral (Universidade de Lisboa) e Bruno Anselmi Matangrano (Universidade de São Paulo) sob o título “Os Impressionistas e Stéphane Mallarmé”.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruno Anselmi Matangrano, Universidade de São Paulo - USP
    Mestre em Letras (Literatura Portuguesa) e Bacharel em Letras Português-Francês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Universidade de São Paulo (USP), onde estudou, entre o segundo semestre de 2008 e o primeiro semestre de 2011, a poesia de Cruz e Sousa e a de Camilo Pessanha, em nível de Iniciação Científica, sob orientação da Professora Doutora Annie Gisele Fernandes, e com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e entre 2011 e 2013 a poesia de Camilo Pessanha, Paul Verlaine e Stéphane Mallarmé, também com apoio da FAPESP. É membro do Grupo de Pesquisa "Poem - Poéticas e Éticas da Modernidade" e do "LEPEM - Laboratório de Estudos de Poéticas e Ética na Modernidade", além de ser editor da Revista "Desassossego", revista discente do Programa de Pós-Graduação em Literatura Portuguesa da FFLCH-USP, e da Revista "Non Plus", revista discente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Literários e tradutológios em francês da FFLCH-USP. Possui ainda contos publicados em antologias.
  • Jean-Nicolas Illouz, Universidade Paris 8
    Jean-Nicolas Illouz é professor de literatura francesa do século XIX na Universidade Paris VIII, onde fez seu doutorado (1994). Autor dos livros Nerval. Le « rêveur en prose ». Imaginaire et écriture [Nerval. O “sonhador em prosa”. Imaginário e escritura] (1997) et Le Symbolisme (2004, reed. 2014), também coordenou várias edições críticas da obra de Gérard de Nerval e de obras científicas coletivas.

Downloads

Publicado

2017-04-11

Como Citar

Matangrano, B. A., & Illouz, J.-N. (2017). Entrevista sobre o Simbolismo e o Decadentismo com Jean-Nicolas Illouz. Non Plus, 5(10), 273-279. https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v5i10p273-279