A ironia em «Micrômegas»: o ataque aos filósofos e à ciência
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v6i12p183-200Palavras-chave:
Machado de Assis, Riso, Humor, Ironia, Iluminismo, Micrômegas, VoltaireResumo
O objetivo deste trabalho é analisar a ironia dirigida aos filósofos e à ciência do Iluminismo em « Micrômegas », conto filosófico escrito por Voltaire em 1752. Para tanto, foram selecionados trechos do texto em que o narrador utiliza o recurso estilístico para criticar os filósofos e sábios da época, que supervalorizavam a razão. Para tornar mais evidente a especificidade do modo como Voltaire estruturava o emprego da ironia, apenas a título de demonstração, é feita uma sucinta comparação entre seu modo de empregar o recurso e a maneira como Machado de Assis o faz no conto « O alienista », que, escrito anos depois, também critica o modo de fazer ciência. Este artigo aponta os primeiros resultados do estudo dos efeitos gerados pelo emprego da ironia dirigida à ciência no texto de Voltaire, tentando analisá-los em sua relação com o contexto da época.
Downloads
Referências
ASSIS, Machado de. « O alienista ». Disponible en: <http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/livros_eletronicos/alienista.pdf>. Accessé en 26/01/18.
DUMARSAIS. « Philosophe ». In : Encyclopédie. Disponible en : <http://www.lettres.ac-versailles.fr/spip.php?article382>. Accessé en 15/05/17.
HAZARD, Paul. La crise de la conscience européenne 1680-1715. France : Gallimard, 1968.
LIOTTO, Nícolas Germano Lemos. Filosofia e literatura: caso dos contos de Voltaire. 2013. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba. Disponible en : http://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/34787/R%20-%20D%20%20NICOLAS%20GERMANO%20LEMOS%20LIOTTO.pdf?sequence=1. Accessé en 05/01/18.
MARTIN-HAAG, Éliane. Voltaire - du cartésianisme aux Lumières. Paris : Librairie Philosophique J.VRIN, 2002.
MATOS, Franklin de. O filósofo e o comediante – ensaios sobre literatura e filosofia na ilustração. Belo Horizonte : Editora UFMG, 2001.
MINOIS, Georges. História do riso e do escárnio. São Paulo : Editora Unesp, 2003.
MORIER, Henri. Dictionnaire de poétique et de rhétorique. 5édition. Paris : Presses Universitaires de France, 1998.
MUECKE, D.C. A ironia e o irônico. São Paulo : Editora Perspectiva SA, 1995.
TODOROV, Tzvetan. La littérature en péril. France : Flammarion, 2007.
VOLTAIRE. Micromégas, Zadig, Candide. Paris : Flamarion, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) declara(m) automaticamente que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista Non Plus, bem como os organismos editoriais a ela vinculados. O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Non Plusa revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.
O autor(s) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Non Plus, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.
Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.
Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material à Revista Non Plus, a plena concordância com estes termos e com as Normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.