O ESPAÇO DE CRIAÇÃO DO PINTOR NA OBRA DE BALZAC: UM PASSEIO PELOS ATELIÊS DE PORBUS, SERVIN E GRASSOU
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-3976.v3i6p98-110Palavras-chave:
Balzac, pintura, ateliê, criação artística.Resumo
A descrição detalhada do ateliê do pintor personagem é um elemento recorrente nas novelas de inspiração artística de Honoré de Balzac. Ao analisar e comparar essas descrições de ateliês em três novelas que se enquadram nessa temática – A obra-prima ignorada, A Vendeta e Pierre Grassou –, inclusive no que se refere ao efeito pictural produzido, é possível tecer um paralelo entre o espaço de criação, a construção do personagem pintor e o desenvolvimento da narrativa. Como conclusão, foi feita uma aproximação entre o personagem artista e a figura do escritor, considerando-se a literatura que trata de pintura como uma forma de transposição, uma vez que pintor e escritor se dedicam ao trabalho da criação artística.
Downloads
Referências
BALZAC, H. Le chef d´œuvre inconnu, Pierre Grassou et autres nouvelles. Paris: Gallimard, 1994. Préface GOETZ, A.
_______. A Comédia Humana. Volume II. Rio de Janeiro: Edição da Livraria do Globo. 1947.
_______. A Comédia Humana. Volume IX. Rio de Janeiro: Edição da Livraria do Globo. 1952.
_______. A obra-prima ignorada. São Paulo: Iluminuras, 2012.
LOUVEL, L. “Nuanças do pictural”. In: DINIZ, T. (org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.
GAUSSEN, F. Le peintre et son atelier. Paris : Parigramme, 2006.
GONCOURT, E. GONCOURT, J. Manette Salomon. Paris: Gallimard, 1996. Préface CROUZET, M.
MAURISSON, C. Écrire sur la peinture. Paris : Gallimard, 2006.
OLIVEIRA, S. Literatura e artes plásticas: o kunstlerroman na ficção contemporânea. Ouro Preto: Editora UFOP, 1993.
VOUILLOUX, B. Tableaux d´auteurs : après l´Ut pictura poesis. Paris : Presses Universitaires de Vincennes, 2004.
_______. Le tournant « artiste » de la littérature française : écrire avec la peinture au XIXe siècle. Paris : Hermann, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) declara(m) automaticamente que o trabalho é de sua(s) autoria(s), assumindo total responsabilidade perante a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, no caso de plágio ou difamação, obrigando-se a responder pela originalidade do trabalho, inclusive por citações, transcrições, uso de nomes de pessoas e lugares, referências histórias e bibliográficas e tudo o mais que tiver sido incorporado ao seu texto, eximindo, desde já a equipe da Revista Non Plus, bem como os organismos editoriais a ela vinculados. O(s) autor(s) permanece(m) sendo o(s) detentor(es) dos direitos autorais de seu(s) texto(s), mas autoriza(m) a equipe da Revista Non Plusa revisar, editar e publicar o texto, podendo esta sugerir alterações sempre que necessário.
O autor(s) declara(m) que sobre o seu texto não recai ônus de qualquer espécie, assim como a inexistência de contratos editoriais vigentes que impeçam sua publicação na Revista Non Plus, responsabilizando-se por reivindicações futuras e eventuais perdas e danos. Os originais enviados devem ser inéditos e não devem ser submetidos à outra(s) revista(s) durante o processo de avaliação.
Em casos de coautoria com respectivos orientadores e outros, faz-se necessária uma declaração do coautor autorizando a publicação do texto.
Entende-se, portanto, com o ato de submissão de qualquer material à Revista Non Plus, a plena concordância com estes termos e com as Normas para elaboração e submissão de trabalhos. O não cumprimento desses itens ou o não enquadramento às normas editoriais resultará na recusa do material.