Fan-Tagonismo Nas Redes Sociais: Controvérsias Entre Fãs Da Novela Sete Vidas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2016.108311Palavras-chave:
Cultura de Fãs, Redes Sociais, Controvérsia, TelenovelaResumo
Este artigo analisa os conflitos constitutivos de comunidades de fãs, em suas disputas por domínio discursivo sobre um mesmo objeto midiático. Entende os grupos de fãs não como comunidades fechadas e coerentes, mas como espaços de embates e antagonismo que se manifestam na forma de controvérsias, disputas e discussões. Traz como objeto de análise a telenovela Sete Vidas, exibida em 2015 pela Rede Globo de Televisão. O folhetim em seus capítulos finais provocou a divisão dos fãs em dois grupos de shippers (#PeJu e #JuLipe) que disputaram até o último momento para defender sua hipótese, se utilizando de diversos argumentos para tentar vencer a disputa. Tais grupos se utilizaram do Twitter e da própria Fan Page da Rede Globo para expressar seus argumentos, que foram categorizados e analisados enquanto topoi discursivos.
Downloads
Referências
BENNETT, L. Fan activism for social mobilization: a critical review of the literature. Transformative Works and Cultures, n. 10, 2012. Disponível em: < http://journal.transformativeworks.org/index.php/twc/article/view/346/277>. Acesso em: 28 jul. 2015.
HILLS, M. Fan Cultures. Nova York: Routledge, 2002.
JENKINS, H Textual poachers: television fans and participatory culture, Nova York: Routledge, 1992.
JOHNSON, D. Fan-Tagonism. Factions, Institutions and Constitutive Hegemonies of Fandom. In: GRAY, J.; SANVDOSS, C.; HARRINGTON, C. L. Fandom: Identities and communities in a mediated world. Nova York: New York University Press, 2007.
RODRIGUES, S. M. C. V. Polémica em torno de Rumor Branco de Almeida Faria: discurso e contra-discurso. Dissertação (mestrado). Universidade do Porto, 1998.
SILVERSTONE, R. Televisión y vida cotidiana. Buenos Aires: Amorrotu, 1994.
VAN ZOONEN, L. Imagining the Fan Democracy. European Journal of Communication, n 19, p. 39–52. 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.