Fan-Tagonismo Nas Redes Sociais: Controvérsias Entre Fãs Da Novela Sete Vidas

Autores

  • Cecília Almeida Rodrigues Lima Universidade Federal de Pernambuco Faculdade Boa Viagem

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2016.108311

Palavras-chave:

Cultura de Fãs, Redes Sociais, Controvérsia, Telenovela

Resumo

Este artigo analisa os conflitos constitutivos de comunidades de fãs, em suas disputas por domínio discursivo sobre um mesmo objeto midiático. Entende os grupos de fãs não como comunidades fechadas e coerentes, mas como espaços de embates e antagonismo que se manifestam na forma de controvérsias, disputas e discussões. Traz como objeto de análise a telenovela Sete Vidas, exibida em 2015 pela Rede Globo de Televisão. O folhetim em seus capítulos finais provocou a divisão dos fãs em dois grupos de shippers (#PeJu e #JuLipe) que disputaram até o último momento para defender sua hipótese, se utilizando de diversos argumentos para tentar vencer a disputa. Tais grupos se utilizaram do Twitter e da própria Fan Page da Rede Globo para expressar seus argumentos, que foram categorizados e analisados enquanto topoi discursivos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cecília Almeida Rodrigues Lima, Universidade Federal de Pernambuco Faculdade Boa Viagem
    Mestre em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM-UFPE) e atualmente doutoranda no mesmo programa, onde estuda televisão e sua articulação com novas mídias. É docente na Faculdade Boa Viagem (FBV/DeVry).

Referências

BENNETT, L. Fan activism for social mobilization: a critical review of the literature. Transformative Works and Cultures, n. 10, 2012. Disponível em: < http://journal.transformativeworks.org/index.php/twc/article/view/346/277>. Acesso em: 28 jul. 2015.

HILLS, M. Fan Cultures. Nova York: Routledge, 2002.

JENKINS, H Textual poachers: television fans and participatory culture, Nova York: Routledge, 1992.

JOHNSON, D. Fan-Tagonism. Factions, Institutions and Constitutive Hegemonies of Fandom. In: GRAY, J.; SANVDOSS, C.; HARRINGTON, C. L. Fandom: Identities and communities in a mediated world. Nova York: New York University Press, 2007.

RODRIGUES, S. M. C. V. Polémica em torno de Rumor Branco de Almeida Faria: discurso e contra-discurso. Dissertação (mestrado). Universidade do Porto, 1998.

SILVERSTONE, R. Televisión y vida cotidiana. Buenos Aires: Amorrotu, 1994.

VAN ZOONEN, L. Imagining the Fan Democracy. European Journal of Communication, n 19, p. 39–52. 2004.

Downloads

Publicado

2016-07-18

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Lima, C. A. R. (2016). Fan-Tagonismo Nas Redes Sociais: Controvérsias Entre Fãs Da Novela Sete Vidas. Novos Olhares, 5(1), 56-68. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2016.108311