“Espelho, Espelho Meu...” O Tema da Beleza e Demais Traços de Contemporaneidade na Transmutação Fílmica de Branca de Neve e o Caçador
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2016.115527Palavras-chave:
Contos de Fada, Memória Cultural, Cinema, Conceito de Beleza, VampirismoResumo
A filmografia contemporânea manifesta uma notável tendência para remakes de contos de fada e contos maravilhosos. Nem todos, no entanto, trazem novidades subversivas em relação aos textos paradigmáticos, os contos literários e os desenhos animados de Walt Disney. Dentro da proposta de Iuri Lotman, de memória e evolução cultural da textualidade, se analisa a nova versão fílmica do conto Branca de Neve e o Caçador no sentido de apontar os elementos observados pelo célebre pensador e analisar o que se julgou válido preservar e/ou transformar no remake. Dentre os elementos que se modificaram ou se enfatizaram na nova versão ressaltam as mudanças nos papeis dos protagonistas e a significativa contemporaneidade do tema da beleza, aprofundado na transmutação e interpretado no artigo através das teorias de pensadores como Nancy Etcoff, Umberto Eco e Remo Bodei.
Downloads
Referências
AMINI, H. et al. Branca de Neve e o Caçador. Ribeirão Preto-SP: Novo Conceito, 2012.
BARBERO, J. M. De los medios a las mediaciones. Barcelona: Gustavo Gili, 1984.
BARROS, L. R. M. A Cor no Processo Criativo. Um estudo sobre a Bauhaus e a teoria de Goethe. São Paulo: Editora Senac, 2006.
BARTHES, R. La Chambre Claire. Note sur la photographie. Paris: Éditions de l´Étoile, Gallimard, Le Seuil, 1980.
BODEI, R. As formas da Beleza. Bauru-SP: EDUSC, 2005.
CRONICLE OF THE CINEMA. 100 Years of the Movies. New York: Dorling Kindersley Publishing, Inc., 1995.
ECO, U. (org.) A História da Beleza. Rio de Janeiro: Editora Record, 2010.
ESCRITOS 9. Revista del Centro de Ciencias del Lenguaje. La Escuela de Tartu. Homenaje a Iuri M. Lotman. Benemérita Universidad Autónoma de Puebla. México. Enero-Diciembre, 1993.
ETCOFF, N. Survival of the prettiest: The science of beauty. New York: Anchor Books – Random House, Inc., 2000.
FISKE, J. Television Culture. London: Methuen, 1987.
GENETTE, G. Palimpsestes: La literature au second degree. Paris: Éditions du Seuil, collection Poétique, 1982.
LES TRESORS de Walt Disney. Paris: Librairie Hachette, 1956.
LICHTENSTEIN, J. (org.) A Pintura. Vol. 4: O Belo. São Paulo: Ed. 34, 2004.
LOTMAN, I. La memoria a la luz de la culturología. Criterios, Revista de las Literaturas y las Artes, Estética y Culturología. Habana-Cuba: Casa de las Américas, 1994, no. 31, Enero-Junio, pp. 212-229.
Filmografia
Branca de Neve e os Sete Anões. EUA, Walt Disney, RKO Pictures, Cor, Desenho, Longa- Metragem, 19 37.
Branca de Neve e o Caçador. EUA, Rupert Sanders, Universal Studios, DVD, Cor, Longa-Metragem, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.