Exame morfológico da telenovela Avenida Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2018.137600Palavras-chave:
telenovela, morfologia, funções, Avenida Brasil, proppResumo
Resumo: Esta comunicação apresenta o exame morfológico da primeira fase de Avenida Brasil (2012), telenovela escrita por João Emanuel Carneiro e veiculada às 21h pela Rede Globo de Televisão. O protocolo metodológico propõe um olhar diferenciado sobre o objeto, levantando sua constituição, os regimentos e os relacionamentos, identificando, distinguindo e explicando seus componentes por meio de 31 funções cunhadas por Propp.
Downloads
Referências
AVENIDA BRASIL, disponível em: <http://gshow.globo.com/novelas/avenida-brasil/capitulo/2012/3/26/tufao-atropela-genesio.html>, Acesso: 11.02.16.
CAZANI JÚNIOR, Luís Enrique. Da veiculação em fluxo contínuo para a disponibilização: o gancho na produção de sentido da telenovela Avenida Brasil. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2016. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/143799>, Acesso 26.07.2017.
PROPP, Vladimir. As raízes históricas do conto maravilhoso. Trad. Rosemary Costhek Abílio, Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2002,
PROPP, Vladimir. Morfologia do conto maravilhoso. Trad. Jasna Paravich Sarhan. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.