Douglas Kellner: a retomada da teoria crítica frankfurtiana sob o impacto da leitura de Marcuse
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2018.139643Palavras-chave:
Douglas Kellner, teoria crítica, Herbert MarcuseResumo
Este trabalho apresenta uma revisão da teoria crítica, checando as contribuições e as limitações da obra dos teóricos da primeira geração da Escola de Frankfurt, a partir da literatura fornecida pelo pesquisador norte-americano Douglas Kellner. O autor é compreendido como um teorizador do capitalismo avançado, que se apoia na tradição crítica – em especial na obra de Herbert Marcuse –, e por esta via começa a ver a relevância da cultura e dos meios de comunicação no contexto contemporâneo.Downloads
Referências
KELLNER, Douglas. A crítica de Nietzsche à cultura de massa. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 7, n. 13, p. 12-22, dez. 2000.
______. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: EDUSC, 2001.
_______. A cultura da mídia e o triunfo do espetáculo. Revista Líbero, vol. 6, n. 11, 2003b, p. 4-15. Disponível em:
<http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/libero/article/view/3901/3660>.
______. Critical theory, marxism, and modernity. Cambridge: Polity Press,
______. Critical theory and the crisis of social theory. Universidade da Califórnia em Los Angeles, Los Angeles, 1990. Disponível em:
<https://pages.gseis.ucla.edu/faculty/kellner/Illumina%20Folder/kell5.htm>. Acessado em: 8 jul. 2017.
_______. Cultural Studies And Social Theory: a critical intervention. Universidade da Califórnia em Los Angeles, Los Angeles, 2001b. Disponível
em: <https://pages.gseis.ucla.edu/faculty/kellner/papers/CSST99.htm>. Acessado em: 8 jul. 2017.
_______. Herbert Marcuse and the crisis of marxism. Berkeley: University of California Press, 1984.
______. Hebert Marcuse. Universidade da Califórnia em Los Angeles, Los Angeles, 1998. Disponível em:
<https://pages.gseis.ucla.edu/faculty/kellner/essays/herbertmarcuse.pdf>. Acessado em: 8 jul. 2017.
_______. Media spectacle and media events: some critical eeflections. Universidade da Califórnia em Los Angeles, Los Angeles, 2010. Disponível em:
<https://pages.gseis.ucla.edu/faculty/kellner/essays/2009_Kellner_MediaEventsJulyFINAL.pdf>. Acessado em: 8 jul. 2017.
______. Philosophical adventures. Universidade da Califórnia em Los Angeles, Los Angeles, 2002. Disponível em:
<https://pages.gseis.ucla.edu/faculty/kellner/essays/philosophicadventures.pdf> . Acessado em: 8 jul. 2017.
______. The New Left and the 1960s. Universidade da Califórnia em Los Angeles, Los Angeles, 2005. Disponível em:
<https://pages.gseis.ucla.edu/faculty/kellner/essays/newleftand1960s.pdf>. Acessado em: 8 jul. 2017.
______. Political economy and cultural studies. Universidade da Califórnia em Los Angeles, Los Angeles, 2009. Disponível em:
<https://pages.gseis.ucla.edu/faculty/kellner/essays/2009_Kellner_blackwell_Ch p7.pdf >. Acessado em: 8 jul. 2017.
KELLNER, Douglas. KIM, Gooyong. YouTube, critical pedagogy, and media activism: an articulation. Universidade da Califórnia em Los Angeles, Los Angeles, 2010. Disponível em: <https://pages.gseis.ucla.edu/faculty/kellner/essays/2009_Kellner-Kim_UT_Politics%20and%20PedagogyFINAL%20April%2009.pdf>. Acessado em: 8 jul. 2017.
KELLNER, Douglas; SHARE, Jeff. Critical media literacy is not an option. Springer Science+Business Media, Berlim, 2007a. Disponível em:
<http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.542.9664&rep=rep1&type=pdf>. Acessado em: 8 jul. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.