Communication and administration
two fields that dialog in the organizational environment
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2019.150351Keywords:
Organizational Communication, Interface, Administration, InteractionAbstract
This article aims to understand the organizational communication and administration interface, based on the analysis of articles presented in the meetings of the National Association of Postgraduate Studies and Research in Administration (EnANPAD) between 2008 and 2017. It is important to note to which extent the concepts and authors of organizational communication are used as a reference, and the importance of this interface is discussed, since the organizations constitute as a space of interaction. Historically, the organizational communication was marked by this crossing, even though that interface had been problematic and reductive.
Downloads
References
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO. Sobre. ANPAD, 2018. Disponível em: https://bit.ly/30DJZED. Acesso em: 9 set. 2018.
BAFFI, M. A. T. Modalidades de pesquisa: um estudo introdutório. 2002. Disponível em: https://bit.ly/2QeUKZ6. Acesso em: 9 set. 2018.
BALDISSERA, R. Organizações como complexus de diálogos, subjetividades e significação. In: Kunsch, M. M. K. (org.). A comunicação como fator de humanização das organizações. São Caetano do Sul: Difusão, 2010. v. 3, p. 61-76.
BATINGA, G. L.; MENEZES, F. P. D. As contribuições da semiolinguística à compreensão dos sentidos da comunicação organizacional. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, XLI., 2017, São Paulo. Anais eletrônicos […]. Maringá: ANPAD, 2017. Disponível em: https://bit.ly/2VTVFEw. Acesso em: 15 ago. 2018.
BRAGA, J. L. Os estudos de interface como espaço de construção do campo da comunicação. Contracampo, Rio de Janeiro, n. 10-11, p. 219-236, 2004.
CARDOSO, O. O.; FOSSÁ, M. I. T. Comunicação organizacional: confronto entre Luhmann e Habermas: conjecturas necessárias. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, XXXII., 2008, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos […]. Maringá: ANPAD, 2008. Disponível em: https://bit.ly/2Wi1kDD. Acesso em: 15 ago. 2018.
CAVALCANTE, R. C. Comunicação organizacional: uma abordagem a partir do Interacionismo Simbólico. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, XXXII., 2008, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos […]. Maringá: ANPAD, 2008. Disponível em: https://bit.ly/2M1YWgo. Acesso em: 15 ago. 2018.
COSTA, A. S. M.; BARROS, D. F.; CELANO, A. A construção da memória empresarial como estratégia de comunicação organizacional: uma discussão inicial. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, XXXVI., 2012, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos […]. Maringá: ANPAD, 2012. Disponível em: https://bit.ly/2VKyl74. Acesso em: 15 ago. 2018.
COSTA, A. S. M.; TEIXEIRA, A. C. Gestão da história e das memórias empresariais? Uma reflexão à luz da comunicação organizacional. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, XL., 2016, Costa do Sauípe. Anais eletrônicos […]. Maringá: ANPAD, 2016. Disponível em: https://bit.ly/2wd6HVV. Acesso em: 15 ago. 2018.
CURVELLO, J. J. A. Uma revisão crítica dos paradigmas clássicos da comunicação e de seus impactos nas organizações. Comunicologia, Brasília, DF, v. 4, n. 1, p. 10-28, 2008.
CURVELLO, J. J. A. Metapesquisa nos estudos de comunicação organizacional: uma análise sobre as teorias aplicadas no GT da Compós / 2011-2014. In: SEMINARIO DE LA ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE INVESTIGADORES DE LA COMUNICACIÓN, IX., 2017, Goiânia. Goiânia: PPGCOM/Gráfica UFG, 2017.
FRANÇA, F.; FERRARI, M. A. Pode a comunicação organizacional ser considerada uma atividade de lobby?. Organicom, São Paulo, v. 8, n. 14, p. 87-104, 2011.
KUNSCH, M. M. K. Alternativas para o fortalecimento acadêmico na área de comunicação organizacional. Intercom, São Paulo, v. 21, n. 2, p. 27-40, 1998.
______. Paradigmas e perspectivas epistemológicas dos estudos da comunicação organizacional. ENCONTRO DA COMPÓS, XVIII., 2009, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte. Anais […]. Belo Horizonte: Compós, 2009.
______. Comunicação organizacional: aportes teóricos e metodológicos. In: MARQUES, A. C. S.; OLIVEIRA, I. L.; LIMA, F. P. (org). Comunicação organizacional: vertentes conceituais e metodológicas. Belo Horizonte: PPGCOM UFMG, 2017. v. 2, p. 41-54.
LESSA, A. K. M. C.; MENDONÇA, J. R. C.; BASTOS, B. E. N. Gerenciamento de impressões na comunicação organizacional: consolidação de uma imagem socialmente responsável entre os stakeholders internos. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, XXXIII., 2009, São Paulo. Anais eletrônicos […]. Maringá: ANPAD, 2009. Disponível em: https://bit.ly/2MhV9vJ. Acesso em: 15 ago. 2018.
LIMA, F.; BASTOS, F. O. S. Reflexões sobre o objeto da comunicação no contexto organizacional. In: OLIVEIRA, I. L.; LIMA, F. P. (org). Propostas conceituais para a comunicação no contexto organizacional. São Caetano do Sul: Difusão; Rio de Janeiro: Senac Rio, 2012. p. 25-48.
MARQUES, A. S.; OLIVEIRA, I. L. Configuração do campo da comunicação organizacional no Brasil: problematização, possibilidades e potencialidades. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, XXXVIII., 2015, Rio de Janeiro. São Paulo: Intercom, 2015.
MATTOS, M. A. Interfaces do saber comunicacional e da comunicação organizacional com outras áreas de conhecimento. In: OLIVEIRA, I. L.; SOARES, A. T. N. (org). Interfaces e tendências da comunicação no contexto das organizações. 2. ed. São Caetano do Sul: Difusão; Rio de Janeiro: Senac Rio, 2011. p. 21-42.
OLIVEIRA, I. L. Objetos de estudo da comunicação organizacional e das relações públicas: um quadro conceitual. Organicom, São Paulo, v. 6, n. 10-11, p. 57-63, 2009.
______. Evolução e perspectivas do campo acadêmico da comunicação organizacional e das relações públicas. In: CASTRO, D.; MARQUES DE MELO, J.; CASTRO, C. (org). Panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil. Brasília, DF: Ipea, 2010. p. 181-192.
OLIVEIRA, I. L.; MOURÃO, I. Comunicação organizacional: análise dos construtos teóricos e a práxis na formação do discurso. In: ENCONTRO DA COMPÓS, XXIII., 2014, Universidade Federal do Pará, Belém. Anais […]. Belo Horizonte: Compós, 2014.
PINTO, J. Comunicação organizacional ou comunicação no contexto das organizações. In: OLIVEIRA, I. L.; SOARES, A. T. N. (org). Interfaces e tendências da comunicação no contexto das organizações. 2. ed. São Caetano do Sul: Difusão; Rio de Janeiro: Senac Rio, 2011. p. 85-94.
SAIS, R. M.; BERGUE, S. T. Comunicação organizacional: um estudo de caso na Embrapa Pecuária Sul. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, XXXIV., 2010, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos […]. Maringá: ANPAD, 2010. Disponível em: https://bit.ly/2Qi1jds. Acesso em: 15 ago. 2018.
SCROFERNEKER, C. M. A. Comunicação organizacional: certezas e incertezas. In: SCROFERNEKER, C. M. A. (org.). O diálogo possível: comunicação organizacional e paradigma da complexidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 15-28.
______. Contra tendências paradigmáticas da comunicação organizacional contemporânea. In: ENCONTRO DA COMPÓS, XX., 2011, Porto Alegre. Anais […]. Belo Horizonte: Compós, 2011.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.