Televisão e ideologia
as relações de dominação em Homeland
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2019.150376Palavras-chave:
Comunicação, Ideologia, Mídia, Televisão, Ficções SeriadasResumo
A expansão da televisão mundial para novos modos de transmissão vem impulsionando a produção de ficções seriadas e alcançando vastas audiências. Com isso em mente, é imprescindível observarmos o alcance dessas obras audiovisuais e, sobretudo, compreendermos todo o seu potencial reprodutor e difusor de ideologia. De acordo com John B. Thompson, a ideologia pode ser veiculada pelas formas simbólicas que carregam sentido, podendo ser ele atribuído para estabelecer e sustentar relações de poder sistematicamente assimétricas. Com o objetivo de demonstrar essa reprodução no campo da ficção seriada, este artigo se propõe a uma análise do seriado Homeland: segurança nacional (2011), a fim de verificar certos usos sociais das formas simbólicas que reproduzem relações de dominação em um contexto socio-histórico contemporâneo.
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