Televisão e ideologia

as relações de dominação em Homeland

Autores

  • Andrei Maurey Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2019.150376

Palavras-chave:

Comunicação, Ideologia, Mídia, Televisão, Ficções Seriadas

Resumo

A expansão da televisão mundial para novos modos de transmissão vem impulsionando a produção de ficções seriadas e alcançando vastas audiências. Com isso em mente, é imprescindível observarmos o alcance dessas obras audiovisuais e, sobretudo, compreendermos todo o seu potencial reprodutor e difusor de ideologia. De acordo com John B. Thompson, a ideologia pode ser veiculada pelas formas simbólicas que carregam sentido, podendo ser ele atribuído para estabelecer e sustentar relações de poder sistematicamente assimétricas. Com o objetivo de demonstrar essa reprodução no campo da ficção seriada, este artigo se propõe a uma análise do seriado Homeland: segurança nacional (2011), a fim de verificar certos usos sociais das formas simbólicas que reproduzem relações de dominação em um contexto socio-histórico contemporâneo.

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Biografia do Autor

  • Andrei Maurey, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Doutorando em Comunicação Social pela PUC-Rio, Mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio, Pós-Graduado em Comunicação e Imagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Pós-Graduado em História da Sociedade Brasileira pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), Pós-Graduado em Roteiro para Cinema e TV pela UVA, Graduado em Cinema pela Universidade Estácio de Sá (Unesa).

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Publicado

2019-07-04

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Maurey, A. (2019). Televisão e ideologia: as relações de dominação em Homeland. Novos Olhares, 8(1), 120-132. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2019.150376