Entre Lolita e Lana Del Rey
fabricações mercadológicas da sexualidade no corpo feminino sob noções de gesto, presença e esvanecimento
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2019.152725Palavras-chave:
Gesto, Presença, Esvanecimento, Lolita, Lana Del ReyResumo
Neste artigo, trabalhamos a possibilidade de exploração mercadológica do corpo da cantora estadunidense Lana Del Rey por meio da retórica da sexualidade. Verificamos tal manifestação a partir da análise da sexualidade em Lana durante sua apresentação em São Paulo, no Festival Planeta Terra, em 2013, com vistas a perspectivas metodológicas de gesto, presença e o que denominamos como esvanecimento entre Del Rey e a personagem Lolita, de Vladimir Nabokov, aura convocada pela artista em seu show. Enxergamos a discursividade em torno da sexualidade como pragmática mercantil que organiza os afetos dos sujeitos que com esse corpo se relacionam. Objeto de consumo de uma lógica cultural do capitalismo tardio, esse corpo vendável não rompe, entretanto, com um caráter representativo, sendo indicativo de disputas na cultura pop.
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