O processo como obra
de Anton Tchekhov a Enrique Diaz e Eduardo Coutinho, caminhos para Moscou
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2019.157802Palavras-chave:
Moscou, As Três Irmãs, Work in Progress, Processos de Criação, Estudos InterartesResumo
Este artigo propõe uma análise interartes do documentário Moscou (2009), no qual Eduardo Coutinho apresenta o processo de criação de uma montagem da peça As três irmãs, de Anton Tchekhov, com atores do Grupo Galpão dirigidos por Enrique Diaz. O trabalho evoca conexões entre tradição e contemporaneidade ao traçar um percurso desde a escrita da peça – bem como sua primeira montagem – na Rússia do início dos anos 1900 até a cena cultural brasileira da década de 2000. Desta forma, estabelecemos um diálogo entre teóricos do teatro – do drama e da cena –, do cinema e dos processos de criação. Observamos, por fim, que o documentário, ao se contaminar com a manifestação teatral e com a ideia de work in progress, atua como um “caderno de registros” e território de inscrição das poéticas de Tchekhov, de Diaz, de Coutinho e dos atores do Grupo Galpão, circunscritas pela problemática do tempo.
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