Haruo Ohara: entre formas e texturas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2020.169559Palabras clave:
Fotografia moderna, Fotografia artística, Haruo OharaResumen
Este artigo busca, por um lado, apresentar em grandes linhas o agricultor-fotógrafo nipo-londrinense Haruo Ohara, e, por outro, demonstrar que sua produção fotográfica está em plena consonância com as características estéticas que definem a fotografia moderna brasileira.
Descargas
Referencias
CAMPOS, A.; PIGNATARI, D.; CAMPOS, H. Teoria da poesia concreta. Textos críticos e manifestos (1950-1960). São Paulo: Ateliê Editorial, 2006.
COSTA, H.; SILVA, R. R. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
CHIARELLI, T. A arte internacional brasileira. São Paulo: Lemos-Editorial, 1999.
FABRIS, A. O desafio do olhar. Fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas. Volume II. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
FERNANDES JUNIOR, R. Processos de criação na fotografia. Apontamentos para o entendimento dos vetores e das variações da produção fotográfica. Revista da Faculdade de Comunicação da FAAP, São Paulo, n. 16, p. 10-19, 2006.
LOSNAK, M.; IVANO, R. Lavrador de imagens: uma biografia de Haruo Ohara. Londrina : S. H. Ohara, 2013.
MOHOLY-NAGY, L. Peinture, photographie, film et autres ecrits sur la photographie. Paris: Jacqueline Chambon, 1993.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Rodrigo Fontanari
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.