Análisis de la exposición de los presidenciables en segunda vuelta de las elecciones de 2018 desde el Twitter
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.188342Palabras clave:
Elecciones 2018, Segunda vuelta, Fernando Haddad, Jair Bolsonaro, TwitterResumen
Este artículo busca analizar la exposición de los candidatos Jair Bolsonaro y Fernando Haddad en Twitter durante la segunda vuelta de las elecciones presidenciales de 2018 en Brasil. Por tanto, a partir de un análisis de contenido de las publicaciones en sus perfiles oficiales, se verificaron los temas recurrentes, la interacción generada (Me gusta, retweets y comentarios) y el diseño de las publicaciones. El análisis confirmó las hipótesis de que hay características comunes entre las publicaciones de ambos presidenciables, de que las críticas a los oponentes generan más interacciones que las propuestas/agenda política y de que los candidatos utilizan más las redes sociales para su autopromoción que para el planteamiento de sus planes.
Descargas
Referencias
Art of the lie. (2016, 15 de setembro). The Economist. https://econ.st/3KulxLF
Ayer, F. (2018, 16 de setembro). Bolsonaro critica Lula e Haddad no primeiro pronunciamento depois de facada. Estado de Minas. https://bit.ly/3kq8wYI
Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo (L. A. Reto & A. Pinheiro, Trads.). 70; Almedina Brasil. (Trabalho original publicado em 1977).
Bolsonaro diz que facada que recebeu foi ‘atentado político’. (2018, 24 de setembro). Folha de S.Paulo. https://bit.ly/3MFzU0Z
Bucci, E. (2016). Televisão brasileira e ditadura militar: Tudo a ver com o que está aí até hoje. Rumores, 10(20), 172-193. https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2016.117685
Fake news: TSE lança página para esclarecer eleitores. (2018, 11 de outubro). TSE. https://bit.ly/3OK7l4q
Farias, L. A. (2019). Opiniões voláteis: Opinião pública e construção de sentido. Metodista.
Favaro, C. (2018, 19 de outubro). Aumenta ação de robôs pró-Bolsonaro no Twitter. O Estado de S.Paulo. https://bit.ly/3OXQUlh
Gelfert, A. (2018). Fake news: A definition. Informal Logic, 38(1), 84-117.
Jorge Filho, J. I. P. (2019). Debates sobre a regulação de fake news nas eleições brasileiras de 2018: Polarização ideológica e crise de credibilidade do jornalismo [Apresentação de trabalho]. XVII Congresso de Ciências da Comunicação, Belém, Pará, Brasil.
Lei nº 1.164, de 24 de julho de 1950. (1950, 24 de julho). Institui o Código Eleitoral. Presidência da República. https://bit.ly/3y3aGWu
Lei nº 4.115, de 22 de agosto de 1962. (1962, 22 de agosto). Introduz alterações na Lei nº 4.109, de 27 de julho de 1962, e dá outras providências. https://bit.ly/38DKSpa
Macedo, I. (2018, 26 de outubro). Das 123 fake news encontradas por agências de checagem, 104 beneficiaram Bolsonaro. Congresso em Foco. https://bit.ly/3EXBTeq
Recuero, R. (2009). Redes sociais na internet. Meridional.
Srnicek, N. (2018). Capitalismo de plataformas. In N. Srnicek, Capitalismo de plataformas (pp. 39-86). Caja Negra.
TSE aprova resolução sobre plano de mídia do horário eleitoral gratuito para candidatos à Presidência da República. (2018, 29 de agosto). TSE. https://bit.ly/3kt5WkR
Veiga, L. (2002). Em busca das razões para o voto: O uso que o eleitor faz da propaganda política. Contracampo, (7), 183-208. https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i07.482
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Jéssica Vieira Torres, Luis Alberto de Farias
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.