Volumetria audiovisual: por um novo campo de estudos da Comunicação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2021.192651Palavras-chave:
Volumetria, Audiovisual, 3D, Comunicação, MetaversoResumo
Este texto levanta subsídios teóricos e analíticos para propor um novo campo de estudos na área da Comunicação. Este campo abrange todo tipo de vídeo que não se caracteriza pela bidimensionalidade convencional das telas de Cinema e TV. O corpus do estudo é a tridimensionalidade ou volumetria audiovisual em suas diversas possibilidades. Pretendemos demonstrar que há um conjunto coerente das formas emergentes de modelagem e simulação por sistemas 3-D que são utilizadas na representação de narrativas apresentadas ao vivo ou sob demanda, nas salas de exibição, nos dispositivos móveis, na web, na instalação de galerias, sistemas de interação háptica e outras aplicações. Em particular, examinamos os conceitos, métodos e abordagens utilizados na criação e experiência prática dessas formas de expressão. Ao final, refletimos sobre a perspectiva, as texturas e os sentidos visceral e vestibular, como recursos já em uso para organizar, audiovisualmente, emaranhados emocionais.
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