A monstruosidade xenófoba de Lovecraft: racismo e radicalismo nas criações literárias de um conservador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2023.204052

Palavras-chave:

Lovecraft, Xenofobia, Horror, Racismo, Conservadorismo

Resumo

Este artigo procura apresentar uma leitura sobre os aspectos xenófobo, radical, conservador e elitista do escritor de contos de horror Howard Phillips Lovecraft. Seu universo literário, seu panteão teratológico, sua mitologia cósmica e sua perspectiva filosófica pessimista apresentam uma profunda aderência em nossa cultura contemporânea, porém representam elementos em sua fundação que dialogam com as crenças pessoais do escritor – sobretudo seu posicionamento extremamente problemático acerca de determinados temas. Por meio de referenciais teóricos que promovam uma maior contextualização do pensamento de Lovecraft, tentaremos aprofundar o debate quanto às suas criações e sua persona, e relacionar as convicções pessoais do autor com seu universo criativo – e sua penetração em nosso imaginário cultural.

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Biografia do Autor

  • Yuri Garcia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCom-UERJ). Estagiário de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCom-UAM) no projeto "Mapeamento de conteúdos audiovisuais fraudulentos em plataformas digitais e o papel da alfabetização midiática no enfretamento à desinformação" com bolsa Capes (PDPG). Coordenador do grupo de pesquisa “POPMID: Reflexões sobre Gêneros² e Tendências em Produções Midiáticas”. Doutor e Mestre em Comunicação Social, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

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Publicado

2023-05-17

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Garcia, Y. (2023). A monstruosidade xenófoba de Lovecraft: racismo e radicalismo nas criações literárias de um conservador. Novos Olhares, 12(1), 91-103. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2023.204052