Afectos online: memoria, presencia y intercambios em eventos durante la pandemia

Autores/as

  • Patricia Moran Universidade de São Paulo
  • Tom Paranhos Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.205685

Palabras clave:

Afectos online, Memoria, Tecnologías de la innovación, Pandemia

Resumen

Las palabras nuevas tecnologías y las tecnologías de la innovación suponen la génesis de eventos o de objetos inexistentes. La situación de confinamiento por la actual pandemia requirió una respuesta rápida y técnica ante la nueva situación vivida por la humanidad. Este artículo discute algunas de las actuaciones de Filipe Catto en Instagram, asumiendo que la novedad es una relación. El artista, con su repertorio y performance, ocupó las plataformas online convocando recuerdos compartidos por su público. A partir de esta experiencia de ocupación y uso de los espacios online, deseos y afectos reinventaron el espacio doméstico más allá de su concreción de confinamiento. Las presentaciones con su poética permitieron una reinvención de los espacios gracias a la técnica.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Patricia Moran, Universidade de São Paulo

    Professora Livre Docente do CTR da ECA/USP. Interessada pela experimentação artística como realizadora e pesquisadora,  privilegia  eventos ao vivo.   Coordenou a coleção do CINUSP lançando onze volumes. Organizou pela Iluminuras Cinemas Transversais (2016). Em 2020 lançou Audiovisual ao vivo. Tendências e Conceitos, com Marcus Bastos. Atualmente desenvolve projeto série documental em Núcleo Criativo, PROAC-SP e o projeto Memórias do Futuro: Inovação Midiática Multimodal, vencedor da chamada Universal do CNPq de 2021.

  • Tom Paranhos, Universidade de São Paulo

    Ator e pesquisador paulistano. Mestrando em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA/USP onde pesquisa o trabalho do performer em plataformas on-line. Pós-graduação em Técnica Klauss Vianna pela PUC/SP. Graduado em Letras pela FFLCH/USP. Formado no curso de Introdução ao Método do Ator do CPT/SESC coord. Antunes Filho e pelo curso de Atuação da SP Escola de Teatro (2011). Integrou o núcleo de pesquisa e criação do Grupo Atocontínuo. Realiza projetos artísticos com diálogos entre teatro, vídeo e literatura. Atua em parcerias com coletivos como: Cia. Teatro Documentário, Cia. Nômades Urbanos e Cia de artes Val Leine

Referencias

Andrea, C.D. (2020). Pesquisando plataformas on-line: Conceitos e métodos. Salvador: EDUFBA.

Bastos, M. (2020, 1 dez.) “A pandemia revelou o poder do convívio”. Revista Continente. https://bit.ly/3DyfUeM.

Bastos, M. & Moran, P. (2020). Audiovisual ao vivo – Tendências e conceitos. São Paulo: Intermeios.

Beiguelman, G. (2021). Políticas da Imagem. Vigilância e resistência na dadosfera. São Paulo: Ubu.

Dubatti, Jorge. O teatro dos mortos: introdução a uma filosofia do teatro. São Paulo: Edições Sesc, 2016

Lyotard, J.-F. (1989). O inumano. Considerações sobre o tempo. 2. ed. Lisboa: Editorial Estampa.

Lévy, P (1998). A ideografia dinâmica. Rumo a uma imaginação artificial? São Paulo: ed. Loyola.

Rancière, J. (2005). A partilha do sensível. Estética e política. São Paulo: Editora 34.

Sodré, M. (2021). A sociedade incivil. Mídia, iliberalismo e finanças. Rio de Janeiro: Editora Vozes.

Publicado

2023-02-11

Número

Sección

DOSSIÊ

Cómo citar

Afectos online: memoria, presencia y intercambios em eventos durante la pandemia. (2023). Novos Olhares, 11(2), 24-33. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.205685