Art and immersive, interactive and intelligent network environments – AIR
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2022.205840Keywords:
Intelligent environments, Immersiveness, Interactivity, Virtual reality, NetworkAbstract
The AIR project, developed at LabInter/UFSM by gpc.interartec/CNPq, investigates processes of interactivity and immersiveness by producing sensitive and responsive environments seeking to build art and technology networks. The developed artistic proposals involve collaborative practices between local and global artists, shown in multiple media and formats. AIR 2021 consolidates itself as metaterritories in Virtual Reality on the Sansar platform. Such proposals are based on the following media art theorists: Edmond Couchot, Oliver Grau, Claudia Giannetti, and Gilbert Simondon, among others.
Downloads
References
Bighetti, V. S. (2008). Programação Generativa como Linguagem e Comunicação: processos de rotinas de código executável como ferramenta de transmissão da informação. [Relatório]. PUC/SP.
Couchot, E. (2003). A tecnologia na arte, da fotografia a realidade virtual. UFRGS.
Grau, O. (2007). Arte virtual: Da ilusão à imersão. UNESP.
Youngblood, G. (1970). Expanded Cinema. P. Dutton & Co.
Camargo, M. M. dos S. (2016). Transhabitat: topologias transorgânicas em arte e tecnologia [Dissertação de mestrado, PPGART/UFSM]. Repositório institucional da UFSM. https://bit.ly/3jksSWu.
Giannetti, C. (2002). Estética digital. Angelot.
Giannetti, C. (2006). Estética Digital: sintonia da arte, a ciência e tecnologia. C/Arte.
Oliveira, A. M. (2018) A experiência da imagem em instalações interativas. Revista Contemporânea, 1(1, e4), p. 01-06.
Oliveira, A. M.; Camargo, M. M. dos S.; Almeida, B. de S.; Santos, C. dos; Carvalho, D.; Duarte, F. U.; Hildebrand, H. R.; Zindela, L.; Szafir, M. & Singh, N. (2021) Contra Monumentos em ambientes imersivos e em redes neurais com classificação de emoções. [Apresentação de trabalho]. VIII Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas, València, Espanha. https://bit.ly/3JBeiEy
Oliveira, A. M. (2022). Intersections between Eija-LiisaAhtila and Gilbert Simondon: imagistic experience in the associated milieu. Journal of aesthetics & culture, 14, 1-17.
Simondon, G. (1989). Du mode d’existence des objects techniques. Aubier.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Matheus Moreno dos Santos Camargo, Andreia Machado Oliveira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.