IA Responsável, Plataformas de Mídia Social e Regulação no Brasil: Notas para Pensar a Participação Social em Tempos de Incertezas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2024.225630Palavras-chave:
inteligência artificial responsável, comunicação, participação social, regulaçãoResumo
Este artigo de contribuição conceitual, direcionado por uma pesquisa bibliográfica, tem como objetivo refletir e observar criticamente alguns impactos e transformações que a Inteligência Artificial (IA), sustentada por sistemas algorítmicos de aprendizagem de máquina, vem operando nas relações e processos socioculturais no contemporâneo brasileiro. Nessa direção, é intenção também explicar e delinear o conceito de IA responsável (IAR), ressaltando o papel-chave da participação social nos debates e processos de construções regulatórias, que estão abarcando o desenvolvimento, a aplicação e os usos sociais das neotecnologias de IA. Como resultado, se compartilha um quadro informativo (teórico e técnico) que sinaliza e discute, de modo crítico e interdisciplinar, alguns pontos de atenção e recomendações sobre as expressões da IA no Brasil que podem informar e apoiar intervenções e pesquisas futuras sobre as temáticas em foco.
Downloads
Referências
Academia Brasileira de Ciências. (2023). Recomendações para o avanço da inteligência artificial no Brasil: GT-IA da Academia Brasileira de Ciências. Academia Brasileira de Ciências.
Almeida, V. (2023). IA Generativa: oportunidades, riscos e governança. UFMG. https://bit.ly/3OdPfJk
Arun, C. (2020). AI and the Global South: designing for other worlds. In Dubber, M. D., Pasquale, F., & Das, S. (Eds.), The Oxford handbook of ethics of AI (pp. 588-606). Oxford Academic.
Baeza-Yates, R. (2023). Lecture held at the Academia Europaea Building Bridges Conference 2022: an introduction to responsible AI. European Review, 31(4), 406-421. https://doi.org/10.1017/S1062798723000145.
Barrett, P. M., Hendrix, J., & Richard-Carvajal, C. (2024). Digital risks to the 2024 elections: safeguarding democracy in an era of disinformation. Stern – Center for Business and Human Rights. https://bit.ly/3wRCIW5.
Bradford, A. (2020). The Brussels effect: how the European Union rules the world. Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/oso/9780190088583.001.0001.
Brown, S. (2023, 21 de setembro.). Third-party AI tools pose increasing risks for organizations. MIT Management Sloan. https://bit.ly/42Awu8O.
Bruns, A. (2019). Are filter bubbles real? Polity Press Cambridgem.
Carville, O. (2023, 20 de abril). TikTok’s algorithm keeps pushing suicide to vulnerable kids. Bloomberg. https://www.bloomberg.com/news/features/2023-04-20/tiktok-effects-on-mental-health-in-focus-after-teen-suicide
Chhabria, P. (2024, 29 de jan.). The big election year: how to protect democracy in the era of AI. World Economic Forum.
Comissão Europeia. (2018, 7 de dezembro). Coordinated plan on artificial intelligence. European Commission. https://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/TXT/HTML/?uri=CELEX:52018DC0795#footnote60
Cordeiro, V. D. (2021). Novas questões para sociologia contemporânea: os impactos da Inteligência Artificial e dos algoritmos nas relações sociais. In F. G. Cozman, G. A. Plonski, H. Neri (Orgs.), Inteligência artificial: avanços e tendências (pp. 204-224). Instituto de Estudos Avançados.
Delacroix, S. (2019, 1 de fevereiro). Beware of ‘Algorithmic Regulation’. SSRN Electronic Journal. https://ssrn.com/abstract=3327191.
Dignum, V. (2017). Responsible Autonomy. In C. Sierra, Proceedings of the Twenty-Sixth International Joint Conference on Artificial Intelligence (IJCAI – 17) (pp. 4698-4704). AAAI Press.
Dignum, V. (2019). Responsible Artificial Intelligence: how to develop and use AI in a responsible way. Springer.
Dignum, V. (2020). Responsibility and Artificial Intelligence. In M. D. Dubber, F. Pasquale, S. Das (Eds.), The Oxford handbook of ethics of AI (pp. 214-231). Oxford Academic. https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780190067397.013.12.
Domingos, P. (2015). The master algorithm: how the quest for the ultimate learning machine will remake our world. Basic Books.
European Commission. (2019, 8 de abr.). Ethics guidelines for trustworthy AI. European Union. https://digital-strategy.ec.europa.eu/en/library/ethics-guidelines-trustworthy-ai
European Commission. (2024a, 13 de junho). Regulation (EU) 2024/1689 of the European Parliament and of the Council. European Union. https://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/TXT/?uri=CELEX:32024R1689.
European Commission. (2024b, 14 de outubro). High-level expert group on artificial intelligence. European Union. https://digital-strategy.ec.europa.eu/en/policies/expert-group-ai
Facebook. (2020, 11 de agosto). Our commitment to safety. Facebook Business. https://www.facebook.com/business/news/our-commitment-to-safety
Foucault, M. (1993). About the beginning of the hermeneutics of the self: two lectures at Dartmouth. Political Theory, 21(2), 198-227.
Foucault, M. (2020). Discipline and punish: the birth of the prison. Penguin Modern Classics.
Franklin, M., Ashton, H., Gorman, R., & Armstrong, S. (2022). Missing mechanisms of manipulation in the EU AI Act. The International.
FLAIRS Conference Proceedings, 35, 1-4. https://doi.org/10.32473/flairs.v35i.130723.
Garimella, K., & Chauchard, S. (2024). Kiran Garimella & Simon Chauchard, 2024. How prevalent is AI misinformation? What our studies in India show so far. Nature, 630(8015), 32-34. https://doi.org/10.1038/d41586-024-01588-2.
Ghezzi, D. R. Inteligência Artificial e cultura: uma mirada de longo prazo In Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Ed.), Inteligência Artificial e cultura: perspectivas para a diversidade cultural na era digital (pp. 191-204). Comitê Gestor da Internet no Brasil. 2022.
Goggin, B. (2024, 22 de abril). Did TikTok videos inspire a teen’s suicide? His mom says she found graphic evidence. NBC news. https://www.nbcnews.com/tech/social-media/tiktok-suicide-videos-lawsuit-social-media-self-harm-rcna146680.
Gullino, D. (2024, 15 de julho). Justiça traça primeiros limites ao uso de inteligência artificial nas eleições municipais e pune deepfakes. O Globo. https://x.gd/eJpao.
Hagerty, A., & Rubinov, I. (2019). Global AI Ethics: a review of the social impacts and ethical implications of Artificial Intelligence. arXiv:1907.07892. https://arxiv.org/abs/1907.07892.
Heinrichs, B. Discrimation in the Age of artificial intelligence. AI & SOCIETY, 37, 143-154, 2022. https://doi.org/10.1007/s00146-021-01192-2.
Jannach, D., & Adomavicius, G. (2016). Recommendations with a Purpose. In RecSys ‘16: Proceedings of the 10th ACM Conference on Recommender Systems (pp. 7-10). Association for Computing Machinery.
Ministério da Cultura. (2024, 26 de janeiro). Conferência Temática da Cultura Digital – Permacultura Digital: “Começo, Meio e Começo” – 3º Dia. [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=yI6drHFmT9w.
Leiser, M. (2016). The problem with ‘dots’: questioning the role of rationality in the online environment. International Review of Law, Computers & Technology, 30(3), 191-210.
Leite, F. (2022). Comunicação Antirracista: notas crítico-reflexivas e propositivas [Apresentação de trabalho]. 31° Encontro Anual da Compós, Imperatriz, Minas Gerais, Brasil.
MacInnis, D. J. (2011). A framework for conceptual contributions in marketing. Journal of Marketing, 75(4), 136-154. https://doi.org/10.1509/jmkg.75.4.136
Many AI researchers think fakes will become undetectable. (2024, 17 de janeiro). The Economist. https://www.economist.com/science-and-technology/2024/01/17/many-ai-researchers-think-fakes-will-become-undetectable.
Marres, N. (2017). Digital Sociology: the reinvention of Social Research. Polity Press.
McCabe, S. D., Ferrari, D., Green, J., Lazer, D. M. J., & Esterling, K. M. (2024). Post-January 6th deplatforming reduced the reach of misinformation on Twitter. Nature, 630, 132-140.
Mello, P. C. (2024a, 11 de fevereiro). Políticos do Brasil raramente postam fake news em suas redes, mostra estudo. Folha de S.Paulo. https://x.gd/2C3tA.
Mello, P. C. (2024b, 22 de junho). Inovações da Índia em campanha eleitoral suja na internet acendem alerta para outros países. Folha de S.Paulo. https://x.gd/qgmji.
Mertens, S., Herberz, M., Hahnel, U. J. J., & Brosch, T. (2021). The effectiveness of nudging: A meta-analysis of choice architecture interventions across behavioral domains. Proceedings of the National Academy of Sciences, 119(1). https://doi.org/10.1073/pnas.2107346118.
Moherdaui, L. (2024a, 11 de abril). Fake news: “o xadrez da política legislativa move peças”. Poder 360. https://www.poder360.com.br/opiniao/fake-news-o-xadrez-da-politica-legislativa-move-pecas/
Moherdaui, L. (2024b, 29 de fevereiro). Norma das eleições do TSE é falível diante do mar de fakes. Poder 360. https://www.poder360.com.br/opiniao/norma-das-eleicoes-do-tse-e-falivel-diante-do-mar-de-fakes/
Pariser, E. (2011). The filter bubble: What the Internet is hiding from you. Penguin.
Pasquale, F. (2015). The black box society: the secret algorithms that control money and information. Harvard University Press.
Pataranutaporn, P., Liu, R., Finn, E., & Maes, P. (2023). Influencing human – AI interaction by priming beliefs about AI can increase perceived trustworthiness, empathy and effectiveness. Nature Machine Intelligence, 5, 1076-1086.
Penteado, C., Pellegrini, J., & Silveira, S. A. (Orgs). (2023). Plataformização, inteligência artificial e soberania de dados: tecnologia no Brasil 2020-2030. Ação Educativa.
Pontes, F. (2024, 3 de março). Entenda regras do TSE para uso de inteligência artificial nas eleições. Agência Brasil. https://bit.ly/3PnD0uf
Projeto de Lei n° 2338, de 2023. (2023). Dispõe sobre o uso da Inteligência Artificial. Senado Federal. https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=9347593&ts=1720798347613&disposition=inline.
Projeto de Lei n° 2630, de 2020. (2020). Institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. Senado Federal. https://bit.ly/3v9vlZH.
Resolução n° 23.732, de 27 de fevereiro de 2024. (2024, 27 de fevereiro). Altera a Res.-TSE nº 23.610, de 18 de dezembro de 2019, que dispõe sobre propaganda eleitoral, utilização e geração do horário gratuito e condutas ilícitas em campanha eleitoral. Tribunal Superior Eleitoral. https://x.gd/wurcJ.
Rodotä, S. (2007). Democracy, innovation, and the information society. In P. Goujon, S. Lavelle, P. Duquenoy, K. Kimppa & V. Laurent (Eds.), The information society: innovation, legitimacy, ethics and democracy (Vol. 233, pp. 17-26). Springer.
Rose, N. (1999). Powers of freedom: reframing political thought. Cambridge University Press.
Rose, N., & Miller, P. (2008). Governing the present: administering economic, social and personal life. Polity Press.
Russell, S., Perset, K., & Grobelnik, M. (2023, 29 de novembro). Updates to the OECD’s definition of an AI system explained. OECD.AI Policy Observatory. https://bit.ly/3Tgaa0c.
Santaella, L. (2021). Inteligência Artificial e cultura: oportunidades e desafios para o Sul Global. Unesco. https://bit.ly/3TlucGD.
Santaella, L. (2022). Inteligência Artificial e cultura: oportunidades e desafios para o Sul Global. In Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Ed.), Inteligência Artificial e cultura: perspectivas para a diversidade cultural na era digital (pp. 69-95). Comitê Gestor da Internet no Brasil.
Milano, S., Taddeo, M., & Floridi, L. (2020). Recommender systems and their ethical challenges. AI & Soc, 35, 957-967. https://doi.org/10.1007/s00146-020-00950-y.
Soares, M. (2024, 24 de abril). Nova proposta para regulação de IA prevê fiscalização híbrida. Desinformante. https://desinformante.com.br/regulacao-ia-fiscalizacao/
Sodré, M. (2001). Objeto da comunicação é a vinculação social [Entrevista concedida a Desirée Rabelo]. PCLA, 3(1), 1-6. https://bit.ly/49itG2t
Sodré, M. (2002). Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Vozes.
Sodré, M. (2014). A ciência do comum – Notas para o método comunicacional. Vozes.
Sodré, M. (2015). A comunicação eletrônica é epistemóloga [Entrevista concedida a Rafael Grohmann]. Parágrafo, 1(3), 120-128.
Sodré, M. (2019). Do lugar de fala ao corpo como lugar de diálogo: raça e etnicidades numa perspectiva comunicacional [Entrevista concedida a Roberto Abib]. Reciis – Revista Eletrônica de Comunicação Informação & Inovação em Saúde, 13(4). https://doi.org/10.29397/reciis.v13i4.1944.
Sodré, M. (2021). A sociedade incivil: mídia, iliberalismo e finanças. Vozes.
Sodré, M. (2023). A ruptura paradigmática da comunicação. MATRIZes, 17(3), 19-27.
Stokel-Walker, C. (2024, 18 de janeiro). How AI will manipulate elections in 2024. I News. https://inews.co.uk/news/ai-clear-danger-2024-elections-2859465.
Trump, D. J. [@realDonaldTrump]. (2020, 19 de dezembro). Peter Nvarro releases 36-page report alleging election fraud ‘more than sufficient’ to swing victory to Trump . . . . X. https://x.gd/iTzsM
Twitter, Inc. v. Taamneh. (2023). Harvard Law Review 402, 137(1), 400-409. https://harvardlawreview.org/print/vol-137/twitter-inc-v-taamneh/
Uuk, R. (2022). Manipulation and the AI act. Future of Life Institute. https://futureoflife.org/wp-content/uploads/2022/08/FLI-Manipulation_AI_Act.pdf
Winner, L. (1980). Do artifacts have politics? Daedalus, 109(1), 121-136. http://www.jstor.org/stable/20024652
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Francisco Leite, Isabela Xavier Gonçalvez, Telma Luiza de Azevedo, Luciana Moherdaui, Everaldo Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.