A Crítica como Vestígio de Recepção: The West Wing e o Real Histórico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2013.57037Palavras-chave:
Recepção, Crítica, The West Wing.Resumo
Este trabalho visa refletir sobre a crítica enquanto elemento histórico que opera como um registro de recepção de obras audiovisuais. Defendemos que estes textos avaliativos publicados em jornais, revistas, impressos ou eletrônicos, constituem-se como vestígios de uma experiência receptiva que deixa uma marca inscrita na história das obras audiovisuais. Além disso, tomaremos como objeto de estudo algumas críticas direcionadas à ficção televisiva americana The West Wing.
Downloads
Referências
CARTER, Bill. The West Wing' Comes to Terms With the G.O.P. New York Times, 23 Set. 2003.
CLARK, J. Elisabeth. The Bartlet administration and contemporary populism in NBC’s The West Wing. In: HAMMOND, Michael: MAZDON, Lucy. The contemporary television series. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2005, p. 224-243.
GOMES, Regina. The West Wing: análise dos recursos estéticos do episódio piloto. In: Televisão: formas audiovisuais de ficção e documentário. Faro e São Paulo, 2011.
HAVRILESKY, Heather. Will the west wing go south? (2003). Disponível em: <http://www.salon.com/2003/05/14/west_wing_5/>. Acesso: jan. de 2010.
ISER, Wolfgang. A interação do texto com o leitor. In: LIMA, Luiz Costa. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática, 1994.
_____. Pequena apologia de la experiência estética. Barcelona: Paidós, 2002.
_____. Estética da recepção: colocações gerais. In: LIMA, Luiz Costa. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
LEHMANN, Chris. The Feel Good Presidency: the pseudo-politics of The West Wing, 2001. Disponível em: <http://www.theatlantic.com/magazine/archive/2001/03/the-feel-good-presidency/302138/>. Acesso: jan. 2010.
MITTELL, Jason. Complexidade narrativa na televisão americana contemporânea. In: Revista Matrizes, São Paulo, ano 5, n. 2, jan/jun, 2012, p. 29-52.
PFEFFERMAN, Naomi. The Left Wing, 2001. Disponível em: <http://www.jewishjournal.com/up_front/article/the_left_wing_20011012>. Acesso: jan. de 2010.
ROLLINS, Peter C.; O’CONNOR, Jonh E. eds.. The West Wing: the American presidency as television drama. New York: Syracuse University Press, 2003.
SILVA JR, Gilberto. The West Wing: nos bastidores do poder. Disponível em: <http://www.contracampo.com.br/69/thewestwing.htm>. Acesso: out. de 2009.
SPITZER, Gabriel. Rich are different. They watch 'West Wing.'. Disponível em: <http://www.medialifemagazine.com:8080/news2001/may01/may14/1_mon/news2monday.html>. Acesso: fev. de 2010.
STAIGER, Janet. Interpreting films: studies in the historical reception of american cinema. Princeton: Princeton University Press, 1992.
_____. Perverse spectators: the practices of film reception. N.Y: New York University Press, 2000.
_____. Media Reception Studies. N.Y: New York University Press, 2005.
TOUS, Anna. La era del drama en televisión. Barcelona: Editorial UOC, 2010.
VISE, Daniel de. City Says Goodbye to 'West Wing,' Its Chattier Self. Washington Post,15 mai. 2006. Disponível em: <http://www.washingtonpost.com/wpsrv/metro/daily/051506/westwing.html>. Acesso: jan. de 2010
WILD, Diane. The West wing: The complete fourth season. 2005. Disponível em: <http://www.dvdverdict.com/printer/westwingseason4.php>. Acesso: fev. de 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.