“Cabelo de Bombril”? Ethos publicitário, consumo e estereótipo em sites de redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2013.57042Palavras-chave:
Cibercultura, Estereótipo, Identidade, Publicidade, Sites de redes sociaisResumo
Em junho de 2012, um conjunto de manifestações foram divulgadas no Facebook, contrárias à veiculação do logo de uma peça publicitária lançada pela empresa Bombril. A peça em questão era baseada na silhueta de uma mulher de cabelos crespos, o que levou a associações negativas imediatas, por uma parcela de usuários/consumidores, entre o cabelo de origem africana e a palha de aço. O presente artigo visa propor uma reflexão a respeito da construção do ethos publicitário a partir do estereótipo como estratégia de representação, recorrendo a pressupostos teóricos que fundamentam as discussões a respeito do ethos enunciativo, do consumo e da representação identitária em novos contextos de tecnologia e sociabilidade.
Downloads
Referências
ATEM, Guilherme N. O discurso da ordem: a publicidade como construção sociodiscursiva da realidade. Anais do XXXII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO (INTERCOM). Curitiba, 2009
BARTHES, Roland. L’ancienne rhétorique. In: Communications, 16, 1966.
BATISTA, Leandro Leonardo; COSTA, Marco Aurélio Ribeiro. O racismo subentendido: a comunicação “politicamente correta” e seus efeitos em estereótipos e preconceitos. In BATISTA, Leandro Leonardo; LEITE, Francisco (Org.). O negro nos espaços publicitários brasileiros: perspectivas contemporâneas em diálogo. São Paulo: Escolha de Comunicações e Artes/USP: Coordenadoria dos Assuntos da População Negra, 2011. p.119-130.
_____; LEITE, Francisco (Org.). O negro nos espaços publicitários brasileiros: perspectivas contemporâneas em diálogo. São Paulo: Escolha de Comunicações e Artes/USP: Coordenadoria dos Assuntos da População Negra, 2011.
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
BAYM, Nancy K. Personal connections in the digital age. Malden: Polity Press, 2010.
BHABHA, Homi. O local da Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2004
DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens. Para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: EDUFRJ, 2004.
DUCROT, O. O dizer e o dito. Campinas: Pontes, 1987
GOMES, Nilma Lino. Cultura negra e educação. Revista Brasileira de Educação: nº.23 Rio de Janeiro, Maio/Agosto 2003.
_____. Sem Perder a Raiz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
LEMOS, André. Olhares sobre a cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003.
LODY, R. G. da M. Cabelos de Axé: Identidade e resistência. Rio de Janeiro: Editora Senac Nacional, 2004.
LYSARDO-DIAS, Dylia. A Construção e a desconstrução de estereótipos pela publicidade brasileira. In: MACHADO-BORGES, Thais. Passando dos limites? Mídia e transgressão – Casos brasileiros. Stockholm Review of Latin American Studies. Issue No 2. Institute of Latin American Studies, Stockholm University, Sweden, 2007
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez Editora, 2000.
MEAD, G.H. Mind, self and society: from the standpoint of a social behaviorist. Chicago: University of Chicago Press; 1972.
MERCER, Kobena. Black hair/style politics. In. New Formations. Londres: Lawrence & Wishart, n. 3. p. 33-54, 1987. Disponível em: . Acesso em 30 ago 2012.
PALÁCIOS, A. J. As marcas na pele, as marcas no texto: sentidos de tempo, juventude e saúde na publicidade de cosméticos, em revistas femininas durante a década de 90. Tese de doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Universidade Federal da Bahia, 2004.
PINTO, Alessandra G. Publicidade: um discurso de sedução. Porto: Porto Editora, 1997.
RIBEIRO, José Carlos. Um olhar sobre a sociabilidade no ciberespaço: aspectos sócio-comunicativos dos contatos interpessoais efetivados em uma plataforma interacional on-line. Tese (doutorado) – Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2003.
SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
SANTOS, Jocélio Teles. O negro no espelho: imagens e discursos nos salões de beleza étnicos. Estudos Afro-asiáticos, nº38. Rio de Janeiro, dezembro 2000.
SANSONE, Lívio. Negritude sem etnicidade: o local e o global nas relações raciais e na produção cultural negra do Brasil. Salvador/Rio de Janeiro, Edufba/Pallas, 2004.
SIBÍLIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
TROTTA, Felipe da Costa; SANTOS, Kywza J. F. P. dos Santos. Respeitem meus cabelos, brancos: música, política e identidade negra. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 225-248, jan./abr. 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.