Arte e cultura, telejornalismo, internet e redes sociais: apontamentos sobre o programa Arte 1 em Movimento

Autores

  • Fabiana Piccinin Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Paula Regina Puhl Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.89886

Palavras-chave:

Telejornalismo, Arte, Jornalismo cultural, Facebook.

Resumo

O presente artigo discute como se apresentam as reportagens televisivas
do Arte em 1 em Movimento no telejornal, na internet e no Facebook. O programa,
que apresenta características de um telejornal especializado na cobertura de
notícias relacionadas às expressões artísticas e culturais, faz parte do canal por
assinatura Arte 1, que tem como slogan ser “o primeiro canal brasileiro com vinte
e quatro horas de programação especializado em arte”. A pesquisa discute a
inserção do jornalismo cultural na televisão e os formatos televisivos utilizados
para apresentar as notícias sobre a arte brasileira em um telejornal especializado
no tema exibido em sinal fechado. Na sequência, são observadas também como
essas reportagens são recebidas pelos internautas que acessam a página do canal
na rede social Facebook. Para análise, foi escolhida a edição do dia vinte e dois de
junho 2014.

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Biografia do Autor

  • Fabiana Piccinin, Universidade de Santa Cruz do Sul
    Professora e Pesquisadora do Curso de Comunicação Social e do Mestrado em Letras (Unisc). Integrante dos grupos de Pesquisa Leitura, Literatura e Cognição (CNPQ), GENALIC (Grupo de Estudos sobre narrativas literárias e comunicacionais e do GIPTELE, Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo.
  • Paula Regina Puhl, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
    Doutora em Comunicação Social. Professora dos cursos de Jornalismo, Publicidade Propaganda, Relações Públicas e curso superior de tecnologia em Produção audiovisual na Famecos/PUCRS, coordenadora do Espaço Experiência na mesma instituição e pertence ao grupo interinstitucional de pequisa em telejornalismo - GIPTELE.

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Publicado

2016-02-02

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Piccinin, F., & Puhl, P. R. (2016). Arte e cultura, telejornalismo, internet e redes sociais: apontamentos sobre o programa Arte 1 em Movimento. Novos Olhares, 4(2), 37-48. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.89886