Arte e cultura, telejornalismo, internet e redes sociais: apontamentos sobre o programa Arte 1 em Movimento
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2015.89886Palavras-chave:
Telejornalismo, Arte, Jornalismo cultural, Facebook.Resumo
O presente artigo discute como se apresentam as reportagens televisivas
do Arte em 1 em Movimento no telejornal, na internet e no Facebook. O programa,
que apresenta características de um telejornal especializado na cobertura de
notícias relacionadas às expressões artísticas e culturais, faz parte do canal por
assinatura Arte 1, que tem como slogan ser “o primeiro canal brasileiro com vinte
e quatro horas de programação especializado em arte”. A pesquisa discute a
inserção do jornalismo cultural na televisão e os formatos televisivos utilizados
para apresentar as notícias sobre a arte brasileira em um telejornal especializado
no tema exibido em sinal fechado. Na sequência, são observadas também como
essas reportagens são recebidas pelos internautas que acessam a página do canal
na rede social Facebook. Para análise, foi escolhida a edição do dia vinte e dois de
junho 2014.
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