Construindo “Universos Alternativos”: Recepção e produção de sentido a partir das fanfictions
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.90212Palavras-chave:
Fanfiction, Recepção, Produção de SentidoResumo
Este artigo é fruto de uma pesquisa de mestrado que buscou entender a recepção das histórias de Harry Potter e da Saga Crepúsculo, a partir da criação e leitura de fanfictions. Foi realizada uma reflexão teórica baseada na estética da recepção e nos estudos sobre fãs. Por entender que a produção de sentidos é realizada principalmente a partir da interação e das diversas negociações existentes entre os membros desses grupos de leitura, o corpus para análise é composto pelos comentários dos leitores e pelas notas dos autores das quatro fanfictions mais comentadas de cada universo ficcional, totalizando 32.771 comentários. Além disso, foram realizadas 21 entrevistas com autores e leitores, onze sobre a Saga Crepúsculo e dez sobre Harry Potter.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.