A crítica como recepção histórica: interfaces entre o pensamento de Walter da Silveira e o cinema brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.90214Palavras-chave:
Walter da Silveira, crítica cinematográfica, cinema brasileiro, recepção históricaResumo
A partir dos escritos do crítico e ensaísta baiano Walter da Silveira, buscamos entender como o cinema brasileiro foi avalizado e julgado por ele em alguns periódicos da Bahia entre as décadas de 1950 e 1960. Partilhamos das ideias conceituais de David Bordwell (1991) e Janet Staiger (1992; 2000) que entendem a atividade crítica como parte fundamental do processo de recepção da obra fílmica a partir de sua contextualização histórica e não somente na análise das características imanentes do texto crítico. No caso de Walter da Silveira, observamos que seu olhar se equilibra entre a valorização do cinema nacional e o distanciamento analítico importante para qualquer avaliação crítica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.