Vem Ver #Novela, @Você Também: Recepção Televisiva e Interações em Rede a partir do Twitter

Autores/as

  • Rafael Drumond

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.90215

Palabras clave:

Recepção em Rede, Interação, Telenovela, Twitter

Resumen

Neste artigo tematizo um conjunto de práticas interacionais desenvolvidas no Twitter por telespectadores da novela “Avenida Brasil” (Rede Globo, 2012). Para tanto, efetuo uma leitura sobre o processo de ajustamento entre a TV e as mídias digitais, especificamente no que se refere à apropriação do microblog como plataforma de interação “entre” a audiência “durante” a exibição do folhetim. Amparado por pesquisa empírica, busco caracterizar e analisar as conversações geradas por “Avenida” sobre a plataforma, experiência a partir da qual levanto a hipótese de que a emergência de práticas/processos interacionais rearticula as mediações entre produtores e receptores teleficcionais, sem, necessariamente, pluralizar a cultura do entretenimento midiático.

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Rafael Drumond

    Mestre em Comunicação Social pela PUC Minas. Atualmente é professor da Faculdade de Comunicação e Artes nesta mesma instituição. Suas pesquisas são voltadas para a televisão brasileira, com foco em telenovelas e pesquisas de recepção. E-mail: rafael.drumond@yahoo.com.br

Publicado

2014-12-18

Número

Sección

ARTIGOS

Cómo citar

Vem Ver #Novela, @Você Também: Recepção Televisiva e Interações em Rede a partir do Twitter. (2014). Novos Olhares, 3(2), 200-211. https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2014.90215