Dance steps online: culture circulation in digital media
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2023.204718Keywords:
Audiovisual culture, Discourse, Mediation, Documentary film, ArtAbstract
This paper discusses how, by producing their own digital media content, dance companies seek an alternative communication path to the big media and cultural journalism presented in the press and on television. Through this medium they can tell their own stories, show their creative processes, showcase their performances, and communicate with a very specific audience. To show these processes, the analysis focuses on the documentary film Temporada em Construção, by São Paulo Companhia de Dança (São Paulo), one of the few dance companies maintained by public funding in the state of São Paulo.
Downloads
References
Barthes, R. (1988). O efeito de realidade. In: O rumor da língua. São Paulo: Brasiliense.
Charaudeau, P. (2013). Discurso das mídias. São Paulo: Contexto.
Freire, M.; Soares, R. L. (2013). História e narrativas audiovisuais: de fato e de ficção. Comunicação, Mídia e Consumo, 10(28), 71-86. encurtador.com.br/bDENR
Guilherme, S. F. (2019). Construções críticas no jornalismo audiovisual especializado de Starte. Estudos de Jornalismo e Mídia. 16, pp. 89-99. encurtador.com.br/asEM5
Jaguaribe, B. (2007). O choque do real: estética, mídia e cultura. Rio de Janeiro: Rocco.
Jenkins, H. (2009). Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph.
Martín-Barbero, J. (1997). Dos meios às mediações. Comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ.
Nichols, B. (2005). A voz do documentário. In: Ramos, F. P. Teoria contemporânea do cinema. São Paulo: Senac.
Odin, R. (2012). Filme documentário, leitura documentarizante. Significação, 37, pp. 10-30. encurtador.com.br/ghDV8
Paganotti, I.; Soares, R. L. (2019). A meta para a crítica da/na mídia em abordagens metacríticas. MATRIZes, 13(2), pp. 131-153. encurtador.com.br/aU048
Rodowick, D. N. (1994). Audiovisual culture and interdisciplinary knowledge. Digital essay: encurtador.com.br/anBY7
Salles, C. A. (2010). Arquivos de criação: arte e curadoria. São Paulo: Horizonte/Fapesp.
Silva, G.; Soares, R. L. (2019). Possibilidades políticas da crítica em perspectiva teórica. Rumores, 13(26), 58-77. encurtador.com.br/pCPU5
Soares, R. L.; Silva, G. (2016). Lugares da crítica na cultura midiática. Comunicação Mídia e Consumo, 13(37), 9-28. encurtador.com.br/uCEX2
Soares, R. L. (2015). Realismos audiovisuais: visibilidades intertextuais em documentários televisivos. Doc On-Line, 18, pp. 216-240. encurtador.com.br/cABQ0
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Sofia Franco Guilherme, Rosana de Lima Soares
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.