Memórias e enlaces
articulações entre ditadura e família no cinema argentino
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2019.154456Palabras clave:
Cinema Argentino, Memória Pós-Ditatorial, Paisagens e Espaços, Laços Familiares, Movimentos MigratóriosResumen
Descargas
Referencias
AGAMBEN, G. Homo sacer: sovereign power and bare life. Stanford: Stanford University Press, 1998.
AGUILAR, G. Otros mundos: un ensayo sobre el Nuevo Cine Argentino. Buenos Aires: Santiago Arcos, 2006.
AMADO, A. Ficciones críticas de la memoria. Cinemais: revista de cinema e outras questões audiovisuais, Rio de Janeiro, n. 37, p. 55-64, 2004.
AMADO, A. La imagen justa: cine argentino y política (1980-2007). Buenos Aires: Colihue, 2009.
AMADO, A.; DOMÍNGUEZ, N. Figuras y políticas de lo familiar: una introducción. In: AMADO, A.; DOMÍNGUEZ, N. (org.). Lazos de família: herencias, cuerpos, ficciones. Buenos Aires: Paidós, 2004. p. 13-39.
FISCHER, S. Clausura e compartilhamento: a família no cinema de Saura e Almodóvar. São Paulo: Annablume, 2006.
FISCHER, S.; VAZ, A. O lugar da morada no cinema de Lucrecia Martel e de Pablo Trapero: paisagens anestésicas ou espaços estésicos? Rumores, São Paulo, v. 12, n. 23, p. 221-241, 2018.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2014.
GACHE, Belén. Las derivas de Juanito Laguna. In: AMADO, A.; DOMÍNGUEZ, N. (org.). Lazos de família: herencias, cuerpos, ficciones. Buenos Aires: Paidós, 2004. p. 245-265.
GILLONE, A. D. S. Ressignificações do exílio no cinema argentino. In: AGUILERA, Y. (org.). Imagem e exílio. São Paulo: Discurso Editorial, 2015. p. 137-148.
GREIMAS, A. J.; FONTANILLE, J. O belo gesto. In: NASCIMENTO, E. M. F. S.; ABRIATA, V. L. R. (org.). Formas de vida: rotina e acontecimento. Ribeirão Preto: Coruja, 2014. p. 13-33.
LEONERA. Direção de Pablo Trapero. Argentina: Matanza Cine, 2008. DVD (113 min).
PESAVENTO, S. Sensibilidades no tempo, tempo das sensibilidades. Nuevo Mundo, Mundos Nuevos, 4 fev. 2005. Disponível em: http://journals.openedition.org/nuevomundo/229. Acesso em: 29 mar. 2018.
PIZZA, birra, faso. Direção de Adrián Caetano, Bruno Stagnaro. Argentina: Palo y a la Bolsa Cine, 1998. Netflix (80 min).
SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988.
SARLO, B. Paisagens imaginárias. São Paulo: Edusp, 2016.
VERARDI, M. El Nuevo Cine Argentino: claves de lectura de una época. In: AMATRIAIN, I. (org.). Una década de Nuevo Cine Argentino 1995-2005: industria, crítica, formación, estéticas. Buenos Aires: Ciccus, 2009. p. 171-189.
WOLF, S. Las estéticas del Nuevo Cine Argentino. El mapa es el territorio. In: BERNADES, H.; LERER, D.; WOLF, S. (org.). Nuevo Cine Argentino: temas, autores y estilos de una renovación. Buenos Aires: Fipresci, 2002. p. 121-128.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.