Haroldo de Campos and the post-utopian poetry of now
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2019.154992Keywords:
Post-utopia, Principle-hope, Principle-reality, Octavio Paz, Walter BenjaminAbstract
The wild and predatory capitalism and the repressive and uniformizing State characterized the Brazilian historical context after the coup in 64. This scenario lights in Haroldo de Campos the necessity to bring the poetic production to the now, to a contemporaneity which is not exactly a post-modern moment, but post-utopian. This work aims to perform an analysis of the essay Poesia e modernidade: da morte da arte à constelação. O poema pós-utópico, by Haroldo de Campos, relating it with the book Os filhos do barro, by Octávio Paz, the text Sobre o conceito de história, by Walter Benjamin, and the book O princípio esperança, by Ernst Bloch, seeking to understand and detail the concepts of the post-utopian poetry. Lastly, this characterization aims to identify and illustrate the post-utopian features expressed in Campos’s poetic production, more specifically in the poems o anjo esquerdo da história and dialética do agora – 2, which composed the book Crisantempo: no espaço curvo nasce um.
Downloads
References
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da história. In: ______. Obras escolhidas: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 222-234. (vol. 1).
BLOCH, Ernst. O princípio esperança. Rio de Janeiro: EdUERJ: Contraponto, 2005. 433 p. (vol. 1).
CAMPOS, Augusto de. PIGNATARI, Décio CAMPOS, Haroldo de .Plano-piloto para poesia concreta. In: _____. Teoria da poesia concreta. São Paulo: Editora Ateliê, 4 ed, 2006. p. 215-217.
CAMPOS, Haroldo de. Bufoneria, transcendental: o riso das esferas. In: _____. Deus e o diabo no Fausto de Goethe. São Paulo: Perspectiva, 2005. p. 119-177.
_____. Comunicação na poesia de vanguarda. In: _____. A arte no horizonte do provável. São Paulo: Perspectiva, 4 ed, 1977. p. 131-154
_____. Crisantempo: no espaço curvo nasce um. São Paulo: Perspectiva, 2004. 375 p.
_____. Entrevista com Haroldo de Campos sobre Octavio Paz. (Entrevista a Maria Esther Maciel). In: MACIEL, Maria Esther (Org.). A palavra inquieta: homenagem a Octavio Paz. Belo Horizonte, Autêntica, 1999. p. 49-59.
_____. Poesia da modernidade: da morte da arte à constelação o poema pós-utópico. In: _____. O arco-íris branco: ensaios de literatura e cultura. Rio de Janeiro: Imago, 1997. p. 243-269.
LOWY, Michael. Walter Benjamin: Aviso de incêndio: uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. São Paulo: Boitempo, 2005. 160 p.
MACHADO, Carlos Eduardo Jordão. Sonhos diurnos e geografia – sobre O princípio-esperança de Ernst Bloch. Trans/Form/Ação, n 31, p. 205-213, 2008.
MARTHA, Diana Junkes Bueno. Constelações pós-utópicas: sobre a poesia de Haroldo de Campos. In: MENDONÇA, Julio (Org.). Que pós-utopia é esta? São Paulo: Giostri, 2018. p. 50-75.
MORICONI JR, Italo. O pós-utópico: crítica do futuro e da razão imanente. Revista Tempo Brasileiro, n. 84, p. 69-82, 1986.
NÁCHER, Max Hidalgo. Redes intelectuais e constelações textuais: a biblioteca de Haroldo de Campos como espaço de crítica e de criação a ser editado Revista Circuladô, n. 9, 17 p., 2019.
PAZ, Octavio. Os filhos do barro. Rio de Janeiro: Editora Fronteira, 1984. 205 p.
VIEIRA, Antonio Rufino. Princípio-esperança e a “herança intacta do marxismo” em Ernst Bloch. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL MARXENGELS, ed. 5, 2007, Anais V Colóquio Internacional Marxengels: CERMARX. Campinas: Unicamp, 8 p.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A revista Opiniães não exerce cobrança pelas contribuições recebidas, garantindo o compartilhamento universal de suas publicações. Os autores mantêm os direitos autorais sobre os textos originais e inéditos que disponibilizarem e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.