Evidências de Validade do Questionário Portilho/Banas de Estilos de Ensino

Autores

  • Giovani de Paula Batista Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Evelise Maria Labatut Portilho Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Sueli Édi Rufini Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272562201505

Resumo

A utilização de instrumentos com evidências de validade para a pesquisa no campo da educação resulta em avanços na produção de conhecimentos. O objetivo deste estudo foi buscar evidências de validade fatorial e consistência interna dos itens que compõem o Questionário Portilho/Banas de Estilos de Ensino. Participaram da pesquisa 1000 professores de diferentes níveis de ensino. A análise fatorial exploratória indicou uma estrutura de quatro fatores, aos quais se agruparam 55 itens com carga fatorial superior a .30. O trabalho de correlação permitiu identificar o quanto os quatro fatores estabelecem relação entre si. Ao final, o questionário ficou composto de 40 itens, distribuídos em 10 para cada estilo de ensino. Foram encontradas evidências de validade fatorial e consistência interna dos itens que compõem o instrumento. A ANOVA indicou que a escala foi sensível a diferenças individuais na comparação entre os quatro estilos de ensino e as variáveis gênero e nível de ensino.

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Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Batista, G. de P., Portilho, E. M. L., & Rufini, S. Édi. (2015). Evidências de Validade do Questionário Portilho/Banas de Estilos de Ensino. Paidéia (Ribeirão Preto), 25(62), 317-324. https://doi.org/10.1590/1982-43272562201505