Vinculação Escolar de Adolescentes em Conflito com a Lei

Autores

  • Jorge Luiz da Silva Universidade de São Paulo
  • Ana Raquel Lucato Cianflone Universidade de São Paulo
  • Marina Rezende Bazon Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272663201611

Resumo

Alunos fortemente vinculados à instituição escolar apresentam maior motivação para os estudos e menor probabilidade de manifestação de problemas comportamentais e/ou infracionais. Este estudo objetivou verificar a existência de variações na vinculação escolar em grupos distintos de adolescentes, de modo a localizar os aspectos mais problemáticos àqueles em situação de conflito com a lei, na perspectiva da Teoria da Regulação Social e Pessoal da Conduta Divergente na Adolescência, de Marc LeBlanc. Os 60 adolescentes participantes da pesquisa responderam à versão em português da Escala Escola pertencente ao Measuring Adolescent Social and Personal Adaptation. Os resultados mostram que o nível de vinculação escolar distingue os grupos estudados, denotando-se que os infratores evadidos da escola são os que possuem os piores indicadores de vinculação escolar, considerando-se os níveis de investimento, de empenho escolar e de apego aos professores.

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Publicado

2016-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Silva, J. L. da, Cianflone, A. R. L., & Bazon, M. R. (2016). Vinculação Escolar de Adolescentes em Conflito com a Lei . Paidéia (Ribeirão Preto), 26(63), 91-100. https://doi.org/10.1590/1982-43272663201611