Vinculação Escolar de Adolescentes em Conflito com a Lei
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-43272663201611Resumo
Alunos fortemente vinculados à instituição escolar apresentam maior motivação para os estudos e menor probabilidade de manifestação de problemas comportamentais e/ou infracionais. Este estudo objetivou verificar a existência de variações na vinculação escolar em grupos distintos de adolescentes, de modo a localizar os aspectos mais problemáticos àqueles em situação de conflito com a lei, na perspectiva da Teoria da Regulação Social e Pessoal da Conduta Divergente na Adolescência, de Marc LeBlanc. Os 60 adolescentes participantes da pesquisa responderam à versão em português da Escala Escola pertencente ao Measuring Adolescent Social and Personal Adaptation. Os resultados mostram que o nível de vinculação escolar distingue os grupos estudados, denotando-se que os infratores evadidos da escola são os que possuem os piores indicadores de vinculação escolar, considerando-se os níveis de investimento, de empenho escolar e de apego aos professores.Downloads
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