Evidências de Validade do Zulliger-SC Para Uso com Crianças

Autores

  • Anna Elisa de Villemor-Amaral Universidade São Francisco
  • Pâmela Malio Pardini Pavan Universidade São Francisco
  • Raquel Rossi Tavella Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio
  • Lucila Moraes Cardoso Universidade Estadual do Ceará
  • Fabiola Cristina Biasi Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272664201607

Resumo

No Brasil, há uma escassez de instrumentos para avaliar a dinâmica afetiva e cognitiva de crianças, sendo necessário investir em pesquisas que busquem evidências de validade de técnicas de avaliação para esse público. O Teste de Zulliger no Sistema Compreensivo (Zulliger-SC) é um instrumento que avalia o modo de apreensão da realidade, afetos, auto-percepção, relacionamento interpessoal e funcionamento cognitivo, sendo indicado para uso com crianças, embora sejam escassos os estudos que demonstrem sua validade. Buscou-se contribuir para preencher essa lacuna, comparando os desempenhos de crianças em diferentes etapas do desenvolvimento. Participaram da pesquisa 103 crianças de 6 e 12 anos, estudantes de escolas públicas do interior do estado de São Paulo, que responderam ao instrumento individualmente, na própria escola. O Zulliger-SC diferenciou os participantes de modo coerente ao esperado teoricamente para suas idades, contribuindo com evidências de validade de uso do Zulliger-SC com crianças.

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Publicado

2016-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Villemor-Amaral, A. E. de, Pavan, P. M. P., Tavella, R. R., Cardoso, L. M., & Biasi, F. C. (2016). Evidências de Validade do Zulliger-SC Para Uso com Crianças . Paidéia (Ribeirão Preto), 26(64), 199-206. https://doi.org/10.1590/1982-43272664201607