Avaliação da Satisfação dos Pacientes, Familiares e Profissionais com um Serviço de Saúde Mental

Autores

  • Kênia Izabel David Silva de Resende Universidade Federal de São João del-Rei
  • Marina Bandeira Universidade Federal de São João del-Rei
  • Daniela Carine Ramires Oliveira Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272664201612

Resumo

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) visam o tratamento de pessoas com transtornos psiquiátricos e sua reinserção na comunidade. As avaliações destes serviços são importantes para a manutenção da sua qualidade. Este estudo avaliou a satisfação de 84 pacientes, 84 familiares e 67 profissionais com um CAPS III. Foram realizadas entrevistas individuais estruturadas, com aplicação das Escalas de Satisfação com os Serviços de Saúde Mental (SATIS-BR) e questionários sociodemográficos. Os escores globais de satisfação foram elevados para os familiares e moderados para os pacientes e profissionais. Os familiares estavam satisfeitos com todas as dimensões do serviço, os pacientes com a dimensão do acolhimento e os profissionais com o relacionamento entre colegas no trabalho. Pacientes e profissionais estavam insatisfeitos com a infraestrutura e os profissionais com as condições de trabalho. Os resultados apontaram para a necessidade de investimentos em infraestrutura e a melhoria das condições de trabalho dos profissionais.

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Publicado

2016-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Resende, K. I. D. S. de, Bandeira, M., & Oliveira, D. C. R. (2016). Avaliação da Satisfação dos Pacientes, Familiares e Profissionais com um Serviço de Saúde Mental . Paidéia (Ribeirão Preto), 26(64), 245-253. https://doi.org/10.1590/1982-43272664201612