Evidências de Validade da Versão Portuguesa da Escala de Problemas do Comportamento: Preschool and Kindergarten Behavior Scales-2

Autores

  • Sofia Major Universidade de Coimbra
  • Maria João Seabra-Santos Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272665201606

Resumo

A identificação precoce de problemas do comportamento é essencial na idade pré-escolar. Este artigo tem como objetivo apresentar evidências de validade (análise fatorial confirmatória) da escala de Problemas do Comportamento da versão portuguesa das Preschool and Kindergarten Behavior Scales - Second Edition (PKBS-2). Foram efetuadas análises para os 46 itens da escala, posteriormente reagrupados em 16 parcelas. Verificado o ajustamento do modelo para a totalidade da amostra (N = 2000; CFI = 0,98; RMSEA = 0,06), as análises foram replicadas para as subamostras recolhidas em casa e na escola (n = 1000 por contexto). Os resultados apontam para uma estrutura fatorial equivalente à da versão original, com cinco subescalas suplementares, repartidas por duas subescalas (Externalizante e Internalizante), e estável para as duas subamostras, com valores elevados de consistência interna (α = 0,78-0,97). A discussão enfatiza a utilidade/validade da versão portuguesa da escala de Problemas do Comportamento com pré-escolares.

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Publicado

2016-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Major, S., & Seabra-Santos, M. J. (2016). Evidências de Validade da Versão Portuguesa da Escala de Problemas do Comportamento: Preschool and Kindergarten Behavior Scales-2 . Paidéia (Ribeirão Preto), 26(65), 273-281. https://doi.org/10.1590/1982-43272665201606