Eficácia de um Programa de Intervenção para o Desenvolvimento de Habilidades Linguísticas

Autores

  • Acácia Aparecida Angeli dos Santos Universidade São Francisco
  • Katya Luciane de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Neide de Brito Cunha Universidade do Vale do Sapucaí
  • Paula Cristina Camargo Osés Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272767201705

Palavras-chave:

teste de Cloze, compreensão da leitura, reconhecimento de palavras, metalinguagem

Resumo

A importância da linguagem e de seu ensino formal durante a fase escolar inicial tem motivado estudos que procuram alternativas para implementá-las com sucesso. Sob essa perspectiva, o presente estudo objetivou verificar os efeitos de um programa de intervenção sobre as habilidades linguísticas avaliadas. Os participantes foram alunos do 6o ano do ensino fundamental, avaliados quanto à compreensão de leitura, à grafia, ao reconhecimento de palavras e à consciência metatextual. Foi realizado um programa de intervenção com 103 deles, separados em grupo experimental (GE) e de controle (GC). O grupo experimental participou de 10 sessões, usando a técnica de Cloze gradual em textos de gêneros textuais diversos, por meio dos quais pretendeu-se, além do desenvolvimento da compreensão de leitura, também o desenvolvimento da consciência metatextual. As análises indicaram superioridade do GE sobre o GC no pós-teste. Sugere-se a realização de novos estudos para permitir a generalização dos resultados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Santos, A. A. A. dos, Oliveira, K. L. de, Cunha, N. de B., & Osés, P. C. C. (2017). Eficácia de um Programa de Intervenção para o Desenvolvimento de Habilidades Linguísticas. Paidéia (Ribeirão Preto), 27(67), 37-45. https://doi.org/10.1590/1982-43272767201705