Práticas Docentes para Criatividade na Universidade: Estudo em Portugal e no Brasil

Autores

  • Maria de Fátima Morais Universidade do Minho
  • Ivete Azevedo Torrance Center Portugal
  • Denise de Souza Fleith Universidade de Brasília
  • Eunice Maria Lima Soriano de Alencar Universidade de Brasília
  • Leandro Silva Almeida Universidade do Minho
  • Alexandra M. Araújo Universidade Portucalense

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272767201707

Palavras-chave:

ensino superior, criatividade, trabalho docente, estudantes, cultura

Resumo

Criatividade é atualmente tomada como aspecto essencial na Educação Superior. Há, contudo, discrepância entre a necessidade de criatividade e o que a universidade proporciona. Este estudo avaliou percepções de 1599 alunos universitários de dois países (1059 brasileiros e 540 portugueses), de duas áreas curriculares (Ciências e Tecnologias - Sc&T; Ciências Sociais, Artes e Humanidades - SscA&H) sobre a presença de criatividade nas práticas docentes, instrucionais e avaliativas, de que são alvo. Os resultados mostraram efeitos interativos significativos entre as variáveis país e área curricular para a maioria dos fatores avaliados: encorajamento de novas ideias, clima para expressão de ideias e interesse pela aprendizagem dos alunos. Os estudantes brasileiros de Sc&T mostraram percepções mais negativas da sala de aula, comparados com os de SScA&H; os alunos portugueses obtiveram padrões opostos nos resultados. Algumas hipóteses explicativas são discutidas e são apresentadas orientações para pesquisa futura.

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Publicado

2017-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Morais, M. de F., Azevedo, I., Fleith, D. de S., Alencar, E. M. L. S. de, Almeida, L. S., & Araújo, A. M. (2017). Práticas Docentes para Criatividade na Universidade: Estudo em Portugal e no Brasil. Paidéia (Ribeirão Preto), 27(67), 56-64. https://doi.org/10.1590/1982-43272767201707