Apoio Social como Moderador do Conhecimento Infantil em Mães Adolescentes

Autores

  • Eva Diniz Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luana de Souza dos Santos Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Silvia Helena Koller Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272768201705

Palavras-chave:

desenvolvimento infantil, mães adolescentes, grupos de apoio, depressão pós-parto

Resumo

O conhecimento sobre desenvolvimento infantil (CDI) é importante nos cuidados da criança. Embora estudos revelem que mães adolescentes tendem a ter um CDI inferior às adultas, desconhecem-se variáveis associadas à sua variação no decorrer do tempo. O objetivo foi investigar longitudinalmente o CDI em uma amostra de mães adolescentes e sua associação com qualidade do comportamento materno, apoio social e depressão pós-parto. O CDI foi avaliado em termos de acertos e erros nas respostas a diferentes dimensões do desenvolvimento infantil. Originalmente participaram do estudo 49 adolescentes (16.49 anos; DP = 1.58) que responderam ao CDI, apoio social e depressão pós-parto na gravidez, três (n = 41), seis (n = 39) e 12 meses pós-parto (n = 35). Resultados revelaram que o CDI melhorou durante o primeiro ano de vida, qualificado por uma interação com apoio social. O apoio social pode trazer informações às quais, em geral, as mães adolescentes têm menos acesso, particularmente em mães adolescentes que vivem em contextos de vulnerabilidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Diniz, E., Santos, L. de S. dos, & Koller, S. H. (2017). Apoio Social como Moderador do Conhecimento Infantil em Mães Adolescentes. Paidéia (Ribeirão Preto), 27(68), 281-289. https://doi.org/10.1590/1982-43272768201705