Estratégias de Aprendizagem Mediadas por Tecnologias: Uso e Observação de Professores

Autores

  • Andrea Carvalho Beluce Universidade Estadual de Londrina
  • Katya Luciane Oliveira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e2809

Palavras-chave:

processos cognitivos, metacognição, aprendizagem, tecnologia educacional

Resumo

O uso adequado das informações digitais requer habilidades que possibilitem regular o processamento cognitivo. Esta pesquisa objetivou construir uma escala que mensure as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos professores e as que eles observam que os seus alunos adotam, seja com o uso de tecnologias da mídia clássica seja on-line, e buscar evidências de consistência interna para referida escala. Participaram do estudo 515 professores dos estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul. A primeira etapa tratou da elaboração das questões e a segunda investigou as evidências de consistência interna da Escala de Estratégias de Aprendizagem Utilizadas e Observadas pelos Professores (EAUOP). Os índices alcançados com a análise da estrutura interna revelaram a confiabilidade do instrumento, evidenciando suas propriedades psicométricas. Considera-se que os resultados obtidos podem trazer contribuições aos professores quanto à utilização e ao ensino de estratégias que favoreçam a gestão da aprendizagem na sociedade digital.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2018-06-07

Edição

Seção

Psicologia Escolar e Educacional

Como Citar

Beluce, A. C., & Oliveira, K. L. (2018). Estratégias de Aprendizagem Mediadas por Tecnologias: Uso e Observação de Professores. Paidéia (Ribeirão Preto), 28, e2809. https://doi.org/10.1590/1982-4327e2809