Versão Portuguesa da Escala de Feedback do Professor: Um Estudo Preliminar

Autores

  • Márcia Laranjeira Universidade de Lisboa
  • Maria Odília Teixeira Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e2802

Palavras-chave:

persuasão, interação professor-aluno, validade do teste, precisão do teste, autoconceito

Resumo

O feedback do professor na sala de aula constitui uma poderosa influência no desempenho e na motivação dos alunos. O estudo tem como objetivo analisar as características psicométricas da versão Portuguesa da Escala de Feedback do Professor (TFS) em uma amostra de 228 crianças do 4º ano de escolaridade. A análise fatorial exploratória demonstrou semelhanças com a versão original, e as diferenças observadas decorreram das características de desenvolvimento cognitivo das crianças e de especificidades culturais das duas amostras. Foi confirmada a relação entre o feedback do professor e variáveis motivacionais dos estudantes, como a preferência pelas disciplinas escolares. Almejam-se mudanças em alguns itens, de modo a aumentar a validade e consistência da medida. Os dados salientam o potencial de utilização do instrumento nas escolas, com vista a clarificar o papel do professor na formação do autoconceito das crianças.

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Publicado

2018-06-07

Edição

Seção

Avaliação Psicológica

Como Citar

Laranjeira, M., & Teixeira, M. O. (2018). Versão Portuguesa da Escala de Feedback do Professor: Um Estudo Preliminar. Paidéia (Ribeirão Preto), 28, e2802. https://doi.org/10.1590/1982-4327e2802