Estudo de Validação em Contexto Educativo da Versão Portuguesa da Escala Multidimensional de Motivação no Trabalho

Autores

  • Lurdes Neves Universidade do Porto
  • Joaquim Luís Coimbra Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e2803

Palavras-chave:

autodeterminação, motivação, questionário, professores

Resumo

A teoria da autodeterminação propõe uma conceptualização multidimensional da motivação e distingue como os diferentes tipos de motivação podem ser promovidos ou desencorajados. Para a sua aplicação ao contexto educativo, o presente estudo teve como objetivo a adaptação e validação da Escala Multidimensional de Motivação no Trabalho (MWMS). A escala foi respondidapor 468 professores em 30 agrupamentos de escolas do norte e centro de Portugal. A análise fatorial indicou uma escala de 19 itens com estrutura de fatores semelhante à obtida nos estudos originais. Neste estudo foi possível constatar que os itens que constituem o MWMS são bons indicadores dos construtos que se pretendem medir em contexto educativo e que os fatores se encontram devidamente individualizados. A escala demonstrou cinco dimensões robustas que admitem um entendimento lato da motivação, comuns aos estudos da escala original. A dimensão com melhor consistência interna é a desmotivação e a regulação introjetada é a mais baixa.

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Publicado

2018-06-07

Edição

Seção

Avaliação Psicológica

Como Citar

Neves, L., & Coimbra, J. L. (2018). Estudo de Validação em Contexto Educativo da Versão Portuguesa da Escala Multidimensional de Motivação no Trabalho. Paidéia (Ribeirão Preto), 28, e2803. https://doi.org/10.1590/1982-4327e2803