Características dos Estudantes e Estimativas dos Professores acerca do seu Desempenho Acadêmico

Autores

  • Renato Gomes Carvalho Secretaria Regional de Educação
  • Carolina Castro Abreu Secretaria Regional de Educação

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e2808

Palavras-chave:

expectativas do professor, rendimento escolar, características do estudante

Resumo

A relação entre as expectativas dos professores e o desempenho acadêmico dos estudantes tem recebido muito interesse da investigação. Neste estudo, analisamos a extensão em que a informação sobre os estudantes influencia as estimativas docentes acerca do seu potencial desempenho acadêmico. A amostra consistiu em 491 professores, com idades entre 26 e 82 anos (M idade = 43). Para avaliar as estimativas, foram criados diferentes excertos contendo informação sobre estudantes hipotéticos, acerca dos quais era solicitada estimativa de sucesso escolar. Cada excerto tinha duas versões (A e B), conforme a informação sobre o estudante fosse mais ou menos favorável, relativamente a variáveis intelectuais, sociodemográficas, autorregulação e desempenho anterior. Os resultados mostram diferenças moderadas entre as estimativas dos participantes que receberam a versão A, comparativamente aos que receberam a versão B, permitindo concluir que aquelas características são relevantes na forma como os docentes desenvolvem estimativas acerca do desempenho acadêmico dos estudantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2018-01-01

Edição

Seção

Psicologia Escolar e Educacional

Como Citar

Carvalho, R. G., & Abreu, C. C. (2018). Características dos Estudantes e Estimativas dos Professores acerca do seu Desempenho Acadêmico. Paidéia (Ribeirão Preto), 28, e2808. https://doi.org/10.1590/1982-4327e2808