O Imaginário de Adolescentes Sobre o Vestibular:

Um Estudo Psicanalítico

Autores

  • Sueli Regina Gallo-Belluzzo Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Marcela Casacio Ferreira-Teixeira Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Tânia Maria José Aiello-Vaisberg Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-432727s1201705

Palavras-chave:

adolescentes, vestibular, imaginário coletivo, pesquisa qualitativa, psicanálise

Resumo

Um grupo significativo de adolescentes brasileiros, em sua maioria de classe média, realiza o processo de vestibular visando a ingressar no ensino superior. Tal processo pode provocar ansiedade e insegurança clinicamente relevantes. O presente estudo tem como objetivo investigar psicanaliticamente o imaginário de adolescentes em relação ao vestibular. Foi realizada entrevista coletiva com nove estudantes do último ano do ensino médio, mediada pelo uso do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema. As manifestações dos participantes sustentam a interpretação de dois campos de sentido afetivo-emocional ou inconscientes relativos: “responsabilidade individual” e “chave para o sucesso”. O quadro geral revela que a aprovação é concebida como fruto direto da competência e talento do jovem, que lhe garantiriam uma vida de sucesso profissional, segundo uma visão simplificadora, que desconsidera a importância do contexto social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2018-10-18

Edição

Seção

Investigación Cualitativa em Psicología

Como Citar

Gallo-Belluzzo, S. R., Ferreira-Teixeira, M. C., & Aiello-Vaisberg, T. M. J. (2018). O Imaginário de Adolescentes Sobre o Vestibular:: Um Estudo Psicanalítico. Paidéia (Ribeirão Preto), 27(Suppl. 1), 404-412. https://doi.org/10.1590/1982-432727s1201705