Evidências de Validade da Estrutura Interna da Escala de Liderança Ética, Transformacional e Moral no Contexto Educativo Português

Autores

  • Lurdes Gomes Neves Universidade do Porto
  • Joaquim Luís Coimbra Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e2904

Palavras-chave:

liderança, avaliação psicológica, medidas, professores

Resumo

No contexto educativo têm emergido três modelos de liderança com crescente importância - ética, transformacional e moral - sendo o mais desenvolvido o modelo de liderança transformacional. Este estudo teve como objetivo analisar a estrutura interna dos questionários de liderança em contexto educativo e conhecer a validade de constructo das dimensões ética, moral e transformacional da liderança no contexto educativo português. Numa amostra de 204 professores foi possível verificar o comportamento dos três questionários na validade de constructo e na fiabilidade. As escalas de liderança (Questionário de Liderança Ética, Questionário de Liderança Transformacional e Questionário de Liderança Moral) apresentaram bons níveis de ajustamento à estrutura fatorial e valores de fiabilidade entre aceitável e excelente. Tendo em conta os resultados obtidos de carácter inovador em nível do estudo psicométrico das diferentes medidas no contexto educativo será relevante, futuramente, aferir a sua validade concorrente em diferentes amostras de professores.

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Publicado

2019-04-18

Edição

Seção

Avaliação Psicológica

Como Citar

Neves, L. G., & Coimbra, J. L. (2019). Evidências de Validade da Estrutura Interna da Escala de Liderança Ética, Transformacional e Moral no Contexto Educativo Português. Paidéia (Ribeirão Preto), 29, e2904. https://doi.org/10.1590/1982-4327e2904