Efeitos de Intervenção na Competência Social de Crianças Sobreviventes de Tumor Cerebral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e2914

Palavras-chave:

intervenção psicológica, habilidades sociais, neoplasias, estudo de caso

Resumo

Tumores cerebrais pediátricos, frequentemente, acarretam agravos ao desenvolvimento socioemocional. Este estudo objetivou avaliar os efeitos de uma intervenção sobre a competência social de crianças sobreviventes de tumor cerebral por meio do delineamento de estudo de casos múltiplos. Duas díades mãe-criança receberam três visitas domiciliares para a avaliação pré-intervenção, e outras três visitas domiciliares, dois meses após a intervenção, para a avaliação pós-intervenção. A coleta de evidências pré e pós-intervenção envolveu informações clínicas da criança e entrevistas semiestruturadas com a mãe e com a criança sobre os componentes ajustamento social e interação social. A intervenção durou de sete a nove sessões, sendo mãe e criança atendidas separadamente. Os dados foram submetidos à análise de modelos lógicos. Os resultados revelaram melhora na competência social de ambos os casos, especialmente no padrão de interação social com pares. Discutem-se as implicações das sequelas do adoecimento nos déficits e na promoção da competência social

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Publicado

2019-05-23

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento

Como Citar

Paixão, C., & Alvarenga, P. (2019). Efeitos de Intervenção na Competência Social de Crianças Sobreviventes de Tumor Cerebral. Paidéia (Ribeirão Preto), 29, e2914. https://doi.org/10.1590/1982-4327e2914