Teste para Identificação de Sinais de Dislexia: Evidências de Validade de Critério

Autores

  • Rauni Jandé Roama Alves Universidade Federal de Rondonópolis
  • Tatiana de Cássia Nakano Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Ricardo Franco de Lima Universidade São Francisco
  • Sylvia Maria Ciasca Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e2833

Palavras-chave:

psicometria, aprendizagem, neuropsicologia, avaliação psicológica

Resumo

No Brasil há escassez de instrumentos validados para triagem da Dislexia do Desenvolvimento (DD), dessa forma, o presente estudo objetivou investigar mais profundamente evidências de validade baseadas nas relações com variáveis externas para o Teste para Identificação de Sinais de Dislexia (TISD). Especificamente, buscou-se investigar a validade de critério, ou seja, se tal instrumento seria capaz de identificar esse diagnóstico. A pesquisa envolveu a comparação de duas amostras: (a) crianças com diagnóstico de DD (n = 15) e (b) crianças sem queixas de dificuldades em leitura e escrita (n = 146). Verificou-se que em todos os subtestes que compõem o instrumento (leitura, escrita, atenção visual, cálculo, habilidades motoras, consciência fonológica, nomeação rápida, memória de curto prazo) houve diferenças significativas entre os grupos, bem como no total do teste. Os resultados sugeriram que o TISD foi capaz de indicar o grupo com DD, o que evidencia validade de critério para tal instrumento.

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Publicado

2018-07-02

Edição

Seção

Avaliação Psicológica

Como Citar

Alves, R. J. R., Nakano, T. de C., Lima, R. F. de, & Ciasca, S. M. (2018). Teste para Identificação de Sinais de Dislexia: Evidências de Validade de Critério. Paidéia (Ribeirão Preto), 28, e2833. https://doi.org/10.1590/1982-4327e2833