Evidências de Validade de uma Escala sobre Expectativas Acadêmicas para Educação Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3010

Palavras-chave:

expectativas, educação superior, estudantes, escalas

Resumo

Usando a modelagem por equações estruturais, este estudo investigou a dimensionalidade e invariância da Escala Brasileira de Expectativas Acadêmicas para Ingressantes na Educação Superior - versão abreviada. A amostra consistiu de 6.913 estudantes de uma universidade pública brasileira. Os resultados apontaram um bom ajustamento da solução proposta de sete fatores: Qualidade da Formação Acadêmica, Compromisso Social e Acadêmico, Ampliação das Relações Interpessoais, Oportunidade de Internacionalização e Intercâmbio, Perspectiva de Sucesso Profissional, Preocupação com Autoimagem e Desenvolvimento de Competências Transversais. Os resultados sugeriram que a escala é invariante considerando diferentes grupos: estudantes que ingressaram na universidade pelo sistema universal e os que ingressaram por meio de programas sociais para minorias, estudantes do sexo masculino e do feminino, e estudantes trabalhadores em tempo parcial e total ou não trabalhadores. A escala pode subsidiar instituições de educação superior no desenvolvimento de políticas educacionais, programas e serviços acadêmicos.

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Publicado

2020-07-07

Edição

Seção

Avaliação Psicológica

Como Citar

Fleith, D. de S., Almeida, L. S., Marinho-Araujo, C. M., Gomes, C. M. A., Bisinoto, C., & Rabelo, M. L. (2020). Evidências de Validade de uma Escala sobre Expectativas Acadêmicas para Educação Superior. Paidéia (Ribeirão Preto), 30, e3010. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3010