Habilidades sociais em crianças e adolescentes: diferenças entre surdos e ouvintes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3030

Palavras-chave:

Habilidades sociais, Distúrbios da audição, Avaliação

Resumo

A surdez repercute em dificuldades na identificação de elementos de desempenho social das outras pessoas. Este estudo teve como objetivo avaliar as habilidades sociais de crianças e adolescentes surdos e ouvintes e traçar um perfil discriminante sobre categorias de habilidades sociais. Trata-se de um estudo quantitativo, transversal, comparativo. Os participantes foram 122 surdos e ouvintes, 61 em cada grupo, com idade entre sete e 16 anos. Os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico e o Teste de Habilidades Sociais para Crianças e Adolescentes em Situação Escolar. Os resultados apontaram déficits nas habilidades sociais de crianças e adolescentes surdos quando comparados aos ouvintes. Os perfis de habilidades sociais discriminaram em favor aos grupos de ouvintes, com exceção do item Conversação e Desenvoltura Social, que discriminou em favor às crianças surdas. Considerou-se as diferenças comunicacionais e desenvolvimentais no decorrer da discussão. Salienta-se a necessidade de pesquisas com surdos para propor intervenções adaptadas a esta população.

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Biografia do Autor

  • Rafaela Fava de Quevedo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo-RS, Brazil

  • Ilana Andretta, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo-RS, Brazil

Publicado

2020-08-31

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento

Como Citar

Quevedo, R. F. de, & Andretta, I. (2020). Habilidades sociais em crianças e adolescentes: diferenças entre surdos e ouvintes. Paidéia (Ribeirão Preto), 30, e3030. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3030