Trabalho e transtornos mentais comuns em professores do ensino privado: modelo teórico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3113

Palavras-chave:

Distúrbios mentais, Professores, Saúde mental

Resumo

A categoria docente está entre as profissões que mais adoecem. Este estudo teve por objetivo propor um modelo teórico que explicasse a relação entre o contexto do trabalho, vivências de prazer e sofrimento e transtornos mentais comuns em docentes. Uma coleta online em uma amostra de 740 professores do ensino privado, de todos os níveis de ensino do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil, foi realizada. A pesquisa, transversal e explicativa, utilizou o Self Report Questionnaire, Escala de Avaliação de Contexto de Trabalho e Escala de Indicadores de Prazer e Sofrimento no Trabalho como instrumentos. Como resultado o modelo de equações estruturais apresentou as variáveis organização do trabalho, relações socioprofissionais, realização profissional e esgotamento emocional como preditoras de transtornos mentais comuns. As relações socioprofissionais, embora apresentem risco de adoecimento e esgotamento emocional, também são protetivas e geradoras de realização profissional, quando avaliadas positivamente. A organização do trabalho é preditora de esgotamento emocional e transtornos mentais.

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Biografia do Autor

  • Luciana Gisele Brun, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    PhD in Clinical Psychology from Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo-RS, Brazil.

  • Janine Kieling Monteiro, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Professor at Programa de Pós-Graduação em Psicologia of Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo-RS, Brazil.

  • Daniel Abs, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professor of Faculdade de Administração at Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, Brazil.

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Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Psicologia da Saúde

Como Citar

Brun, L. G., Monteiro, J. K., & Abs, D. (2021). Trabalho e transtornos mentais comuns em professores do ensino privado: modelo teórico. Paidéia (Ribeirão Preto), 31, e3113. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3113