Zulliger aplicação R-Otimizada em crianças vítimas de violência sexual e com câncer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3115

Palavras-chave:

Avaliação psicológica, Abuso da criança, Técnicas projetivas, Distorção perceptiva, Câncer em crianças

Resumo

A violência sexual infantil pode gerar graves prejuízos para o desenvolvimento psicossocial de suas vítimas. As avaliações nesse contexto requerem o uso de vários testes psicológicos que possuem evidências de validade para este fim.  Este estudo teve como objetivo avaliar crianças vítimas de violência sexual com o Zulliger aplicação R-Otimizada. A amostra consistiu em 37 crianças com idade entre 7 e 13 anos (M = 10,92), de ambos os sexos, distribuídas em três grupos: Vítimas de Violência Sexual (VVS), Pacientes com Câncer (PC) e Grupo de Não-Vítimas (GNV). Realizou-se tratamento estatístico por meio dos testes Mann-Whiney e Anova de uma via. Variáveis do Zulliger concernentes aos agrupamentos de Relacionamento Interpessoal (GHR, PHR, GHR:PHR, p), Autoimagem (MOR) e Processamento (W:M) apresentaram diferenças estatísticas quando o grupo VVS foi comparado aos outros grupos. O Zulliger aplicação R-Otimizada apresenta resultados promissores na avaliação de crianças VVS, indicando sua utilidade em avaliações desse contexto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eduardo dos Santos de Lima, Universidade de Passo Fundo

    Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo-RS, Brazil

  • Silvana Alba Scortegagna, Universidade de Passo Fundo

    Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo-RS, Brazil

  • Ana Carolina Bertoletti De Marchi, Universidade de Passo Fundo

    Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo-RS, Brazil

Referências

Anthony, S. J., Robertson, T., Selkirk, E., Dix, D., Klaassen, R. J., Sung, L., … Klassen, A. F. (2019). The social impact of early psychological maturity in adolescents with cancer. Psychooncology, 28(3), 586-592. doi:10.1002/pon.4982

Balottin, L., Mannarini, S., Candeloro, D., Mita, A., Chiappedi, M., & Balottin, U. (2018). Rorschach evaluation of personality and emotional characteristics in adolescents with migraine versus epilepsy and controls. Frontiers in Neurology, 9, 160. doi:10.3389/fneur.2018.00160

Barnett, D., Heinze, H. J., & Arble, E. (2013). Risk, resilience, and the Rorschach: A longitudinal study of children who experienced sexual abuse. Journal of Personality Assessment, 95(6), 600-609. doi:10.1080/00223891.2013.823437

Biasi, F. C., & Villemor-Amaral, A. E. (2016). Evidências de validade do Zulliger-SC para avaliação do relacionamento interpessoal de crianças [Evidence of validity of Zulliger-SC to the assessment of children´s interpersonal relationship]. Psico, 47(1), 13-23. doi:10.15448/1980-8623.2016.1.19990

Briere, J., Runtz, M., Eadie, E., Bigras, N., & Godbout, N. (2017). Disengaged parenting: Structural equation modeling with child abuse, insecure attachment, and adult symptomatology. Child Abuse & Neglect, 67, 260-270. doi:10.1016/J.CHIABU.2017.02.036

Cardoso, L. M., Gomes, G. V. A., & Vieira, T. S. (2018). Validity evidence of the Zulliger-SC Test to children’s assessment. Psico-USF, 23(3), 451-460. doi:10.1590/1413-82712018230305

Casali-Robalinho, I. G., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2015). Habilidades sociais como preditoras de problemas de comportamento em escolares [Social skills as predictors of problem behavior in school children]. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 31(3), 321-330. doi:10.1590/0102-37722015032110321330

Cicchetti, D. V. (1994). Guidelines, criteria, and rules of thumb for evaluating normed and standardized assessment instruments in psychology. Psychological Assessment, 6(4), 284-290. doi:10.1037/1040-3590.6.4.284

De Michèle, S., Kabuth, B., Plun, O., Le Moal, L., Laurent, F., Vandelet, E., … De Tychey, C. (2019). Rorschach Trauma Content Index (TCI) and child sexual abuse diagnostic. Annales Medico-Psychologiques, Revue Psychiatrique, 177(6), 512-516. doi:10.1016/j.amp.2018.03.002

Del Prette, Z. A. P. (2017). Inventário de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica para crianças [Inventory of social skills, behavioral problems and academic competence for children]. São Paulo, SP: Pearson Clinical Brasil.

Exner, J. E., Jr. (1999). Manual de classificação do Rorschach para o sistema compreensivo [The Rorschach: A comprehensive system] (A. C. P. Silva Neto, Trans.). São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.

Exner, J. E., Jr., & Sendín, C. (1999). Rorschach: Manual de interpretação para o sistema comprensivo [Rorschach: Interpretation manual] (L. Y. Massuh, Trans.). São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.

Eysenck, H. J., & Eysenck, S. B. G. (2013). Questionário de Personalidade para Crianças e Adolescentes (EPQ-J) [Manual of the Eysenck Personality Questionnaire - Junior] (C. G. Schlottfeldt, Trans.) São Paulo, SP: Vetor.

Gabatz, R. I. B., Schwartz, E., Milbrath, V. M., Zillmer, J. G. V., & Neves, E. T. (2017). Teoria do apego, interacionismo simbólico e teoria fundamentada nos dados: Articulando referenciais para a pesquisa [Attachment theory, symbolic interactionism and grounded theory: Articulationg reference frameworks for research]. Texto & Contexto - Enfermagem, 26(4), e1940017. doi:10.1590/0104-07072017001940017

Goggin, E. L., Lansky, S. B., & Hassanein, K. (1976). Psychological reactions of children with malignancies. Journal of the American Academy of Child Psychiatry, 15(2), 314-325. doi:10.1016/S0002-7138(09)61490-4

Habigzang, L. F., & Koller, S. H. (2011). Intervenção psicológica para crianças e adolescentes vítimas de violência sexual: Manual de capacitação profissional [Psychological intervention for children and adolescents victims of sexual violence: Professional training manual]. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.

Lewey, J. H., Kivisalu, T. M., & Giromini, L. (2019). Coding with R-PAS: Does prior training with the exner comprehensive system impact interrater reliability compared to those examiners with only R-PAS-based training? Journal of Personality Assessment, 101(4), 393-401. doi:10.1080/00223891.2018.1476361

Meyer, G. J., Viglione, D. J., Mihura, J. L., Erard, R. E., & Erdberg, P. (2017). Rorschach sistema de avaliação por desempenho manual de aplicação, codificação e interpretação e manual técnico [Rorschach performance evaluation system, application, coding and interpretation and technical manual] (F. K. Miguel & D. R. Silva, Trans.). São Paulo, SP: Hogrefe.

Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. (2018). Análise epidemiológica da violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, 2011 a 2017 [Epidemiological analysis of sexual violence against children and adolescents in Brazil, 2011 to 2017]. Boletim Epidemiológico, 49(27), 1-17. Retrieved from https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/wp-content/uploads/2019/07/2018-024.pdf

Perfect, M. M., Tharinger, D. J., Keith, T. Z., & Lyle-Lahroud, T. (2011). Relations between Minnesota Multiphasic Personality Inventory–A scales and Rorschach variables with the scope and severity of maltreatment among adolescents. Journal of Personality Assessment, 93(6), 582-591. doi:10.1080/00223891.2011.608754

Santos, M. J., Mascarenhas, M. D. M., Malta, D. C., Lima, C. M., & Silva, M. M. A. (2019). Prevalência de violência sexual e fatores associados entre estudantes do ensino fundamental - Brasil, 2015 [Prevalence of sexual violence and associated factors among primary school students - Brazil, 2015]. Ciência & Saúde Coletiva, 24(2), 535-544. doi:10.1590/1413-81232018242.13112017

Schaefer, L. S., Brunnet, A. E., Lobo, B. O. M., Carvalho, J. C. N., & Kristensen, C. H. (2018). Indicadores psicológicos e comportamentais na perícia do abuso sexual infantil [Psychological and behavioral indicators in the forensic assessment of child sexual abuse]. Temas em Psicologia, 26(3), 1467-1482. doi:10.9788/TP2018.3-12Pt

Scortegagna, S. A., Ribeiro, R. K. S. M., & Villemor-Amaral, A. E. (2016). New contributions of the Rorschach method on the effects of sexual abuse in childhood. Psychology, 7(2), 215-222. doi:10.4236/psych.2016.72024

Scortegagna, S. A., & Villemor-Amaral, A. E. (2012). The use of the Rorschach method in the investigation of sexual abuse of children. Paidéia (Ribeirão Preto), 22(52), 271-280. doi:10.1590/S0103-863X2012000200013

Scortegagna, S. A., & Villemor-Amaral, A. E. (2013). Traumatic loss and helplessness: Qualitative analysis of responses in the Rorschach. Psico-USF, 18(1), 1-12. doi:10.1590/S1413-82712013000100002

Seitl, M., Dočkalová, J., Dostál, D., Kolařík, M., Hasoňová, V., Palová, K., & Fryštacká, K. (2018). Standardizace počtu odpovědí v zulligerově testu: První krok při vývoji nového evidence - based systému [The standardization of the number of responses in Zulliger test: The first step towards developing a new evidence-based system]. E-Psychologie, 12(4), 1-15. doi:10.29364/epsy.328

Signorelli, S. C. (2015). Cancer and Rorschach from an existential perspective. Existential Analysis, 26(1), 70-85.

Simões, N. C., & Castro, P. F. (2018). Avaliação psicológica em escolares: Relação entre personalidade, autoconceito e habilidades sociais [Psychological assessment in students: Relationship between personality, self-concept and social skills]. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 11(1), 26-44. doi:10.36298/gerais2019110104

Sisto, F. F. (2004). Escala de Traços de Personalidade para crianças. São Paulo, SP: Vetor.

Villemor-Amaral, A. E., Pavan, P. M. P., Tavella, R. R., Cardoso, L. M., & Biasi, F. C. (2016). Validity evidence of the Z-test-SC for use with children. Paidéia (Ribeirão Preto), 26(64), 199-206. doi:10.1590/1982-43272664201607

Villemor-Amaral, A. E., & Primi, R. (2009). Z-SC: Teste de Zulliger no sistema compreensivo - Forma individual [Z-SC system: Zulliger test in the comprehensive - Individual form]. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.

Villemor-Amaral, A. E., & Vieira, P. G. (2016). Zulliger (CS) in assessing the relational maturity of children. Paidéia (Ribeirão Preto), 26(65), 369-376. doi:10.1590/1982-43272665201601

Wu, Q., Chi, P., Lin, X., & Du, H. (2018). Child maltreatment and adult depressive symptoms: Roles of self-compassion and gratitude. Child Abuse & Neglect, 80, 62-69. doi:10.1016/j.chiabu.2018.03.013

Yamamoto, K., Kanbara, K., Mutsuura, H., Ban, I., Mizuno, Y., Abe, T., … Fukunaga, M. (2010). Psychological characteristics of Japanese patients with chronic pain assessed by the Rorschach test. BioPsychoSocial Medicine, 4, 20. doi:10.1186/1751-0759-4-20

Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Avaliação Psicológica

Como Citar

Lima, E. dos S. de, Scortegagna, S. A., & Marchi, A. C. B. D. (2021). Zulliger aplicação R-Otimizada em crianças vítimas de violência sexual e com câncer. Paidéia (Ribeirão Preto), 31, e3115. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3115