Análise de habilidades sociais e características funcionais de adolescentes com paralisia cerebral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3211

Palavras-chave:

Paralisia cerebral, Adolescentes, Habilidades sociais

Resumo

Este estudo teve como objetivo descrever o repertório de adolescentes com paralisia cerebral em relação às habilidades sociais e caracterizar seus níveis de função motora grossa, comunicação e atividades funcionais. Sendo um estudo analítico observacional, participaram 15 adolescentes com paralisia cerebral, cinco com e dez sem fala articulada. Utilizou-se: Formulário de Identificação; Inventário de Habilidades Sociais para Alunos Sem Fala Articulada; Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes; Sistema de Classificação da Função Motora Grossa Ampliado e Revisto; Sistema de Classificação da Função de Comunicação; Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade Testagem Computadorizada Adaptativa Versão Brasileira Adaptada. Com análise descritiva quanti/qualitativa, os resultados não indicaram diferença significativa no escore total entre os grupos, porém os participantes apresentam déficits no desenvolvimento. Os adolescentes sem fala articulada são motora e comunicativamente mais comprometidos. Estudos como este podem contribuir para a produção de conhecimentos nas áreas da psicologia, educação especial e Habilidades Sociais.

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Biografia do Autor

  • Letícia Thays Bessa Silva, Universidade Federal de São Carlos

    Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, Brazil.

  • Gerusa Ferreira Lourenço, Universidade Federal de São Carlos

    Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, Brazil.

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Publicado

2022-06-03

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento

Como Citar

Silva, L. T. B., & Lourenço, G. F. (2022). Análise de habilidades sociais e características funcionais de adolescentes com paralisia cerebral. Paidéia (Ribeirão Preto), 32, e3211. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3211