Avaliação de um programa de treinamento para gestores de cooperativas de crédito training program for credit union counselors

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-4327e3131

Palavras-chave:

Avaliação de programa educacional, Transferência, Terceiro setor, Aprendizagem

Resumo

As avaliações de Treinamento, Desenvolvimento e Educação têm se intensificado nas últimas décadas, e evidências empíricas comprovam a eficácia delas nos resultados organizacionais. No entanto, a literatura evidencia poucas pesquisas sobre os resultados de treinamentos em organizações cooperativas. Esta pesquisa teve por objetivo avaliar um programa de treinamento para conselheiros de cooperativas de crédito a partir de modelos de avaliação em Treinamento, Desenvolvimento e Educação associados a modelos lógicos. Trata-se de um estudo empírico com delineamento qualitativo. A coleta de dados foi realizada por meio de análise de 229 documentos, três entrevistas individuais semiestruturadas e grupo focal. Os resultados da pesquisa corroboram achados relacionados à utilidade do uso integrado de abordagens sistêmicas de avaliação e indicam que esses modelos são aplicáveis ao contexto de treinamentos de cooperativas. Uma das contribuições deste estudo foi suprir uma lacuna metodológica no campo da psicologia instrucional em organizações do terceiro setor.

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Biografia do Autor

  • Aline de Sousa Nascimento, Universidade de Brasília

    Ph.D. student of the graduate Program in Social Psychology at the Universidade de Brasília, Brasília-DF, Brazil.

  • Gardênia da Silva Abbad, Universidade de Brasília

    Professor of the Postgraduate Program in Social Psychology and Graduate Program in Administration at the Universidade de Brasília, Brasília-DF, Brazil.

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Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Psicologia Social

Como Citar

Nascimento, A. de S., & Abbad, G. da S. (2021). Avaliação de um programa de treinamento para gestores de cooperativas de crédito training program for credit union counselors. Paidéia (Ribeirão Preto), 31, e3131. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3131